02/06/2025
Estamos todos na “correria”. Tudo é pra ontem. Mal temos tempo de contemplar ou registrar na mente aqueles momentos simples — mas que, no fundo, são os que realmente marcam a vida.
Os dias têm passado diante dos nossos olhos como quem rola o feed do celular: a cada 3 segundos, uma nova informação. Mas será que estamos, de fato, presentes no que acontece ao nosso redor?
Numa recente viagem a trabalho, me forcei a sair da rotina. Acordei mais cedo só pra contemplar. Menos de 1h na praia. Sem celular, sem pressa. Apenas pra respirar fundo e ver a beleza do Criador.
Nesse curto tempo, refleti um pouco sobre o quanto focamos nos problemas, nas decisões urgentes, e como ficamos presos num ciclo de pensamentos acelerados. Tentamos achar soluções rápidas para tudo, quando muitas das vezes não damos tempo para as coisas acontecerem sem a nossa interferência. Quantas dúvidas, preocupações, medos em relação ao nosso futuro, porém sabemos que isso é reflexo de toda velocidade que o mundo tem nos exigido. Aliás, nós mesmos temos exigido isso.
Por isso precisamos ter tempo para pausar. Pausar pra ver. Pausar pra sentir, assim como era na nossa infância. Pausar pra lembrar que estamos vivos.
E como está escrito em Provérbios: “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem do Senhor.” O futuro pertence ao Pai. E Ele nos entrega um presente — o agora — que muitas vezes mal conseguimos viver, experimentar e contemplar.
Então, por que sofrer tanto por aquilo que ainda nem aconteceu? E o que passou? Passou! Siga em frente. Respira. Olha ao redor. A vida está aqui, agora. E algum dia ela passará e você não estará mais aqui.