28/04/2023
A queda nos índices de crimes violentos letais intencionais no 1° trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado, foi destacada em apresentação feita pelo Governo de Goiás nesta quinta-feira (27/04). Os dados foram divulgados em balanço sobre as ações das forças de segurança goianas, feito pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), em evento na Fundação Tiradentes, em Goiânia.
Os latrocínios, que são os roubos seguidos de mortes, tiveram queda de 66,7%. Já os homicídios dolosos, quando há a intenção de matar, a redução atingiu 8,2% no período analisado. O governador Ronaldo Caiado, presente no evento, ressaltou a quantidade de municípios goianos sem registros de assassinatos neste ano: são 160 entre todas as 246 cidades do estado.
Redução da criminalidade
“Em breve nossas polícias serão chamadas para dizer aos outros Estados da Federação como se faz segurança pública. Tenho certeza disso pelo ponto de excelência que atingiram”, afirmou o chefe do Executivo, diante de integrantes de todas as corporações associadas à SSP.
Caiado falou ainda sobre seu desejo de ser parte do desenvolvimento profissional de todos eles até o fim de seu mandato, em 2026. “Acreditem na profissão de vocês. Ela é fundamental para a preservação do processo democrático, da dignidade e de cidadania”, completou.