Veja Itapejara

Veja Itapejara 🟡 Veja Itapejara
📰 Notícias | 🎉 Entretenimento | 🛍️ Comércio Local
📍 Itapejara do Oeste - PR
Conectando você ao que acontece na nossa cidade 💛

LULA DIZ QUE PAÍS NÃO PRECISA DE ESCOLA CÍVICO-MILITAR NA EDUCAÇÃOAo sancionar o Plano Nacional de Educação (PNE), nesta...
15/04/2026

LULA DIZ QUE PAÍS NÃO PRECISA DE ESCOLA CÍVICO-MILITAR NA EDUCAÇÃO

Ao sancionar o Plano Nacional de Educação (PNE), nesta terça-feira (14), no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o documento mostra que o Brasil não precisa, na educação pública e gratuita, a expansão de escolas cívico-militares.

“Quando uma menina ou um menino resolverem seguir a sua carreira militar, eles vão se preparar militarmente. Mas enquanto eles quiserem estudar, eles têm que estudar a mesma coisa que estudam 220 milhões de brasileiros sob a orientação do Ministério da Educação deste país”, defendeu.

Lula avaliou que o plano, que ele chamou de obra-prima, reafirma o compromisso para ser colocado em prática em 10 anos. Ele ponderou que é necessário que a sociedade brasileira assuma a responsabilidade sobre os resultados e que haja vigilância para o cumprimento das metas.

O plano prevê 19 objetivos com acompanhamento das metas a cada dois anos nas áreas de educação infantil, alfabetização e ensinos fundamental e médio.

Também inclui a educação integral e inclusiva, educação profissional e tecnológica, ensino superior, estrutura e funcionamento da educação básica.

“Nós temos a responsabilidade de não permitir que ninguém, quem quer que seja, do partido que seja, com a altura que tiver ou da cor que tiver, tenha o desmazelo de não executar o que está previsto”, afirmou Lula.

Investimento

Entre as metas do PNE, está a ampliação do investimento público em educação dos atuais 5,5% do PIB para 7,5% em 7 anos, chegando a 10% no final de 2036.

Na educação infantil, o objetivo é universalizar a pré-escola em até 2 anos e atender 100% da demanda por creches, alfabetizar todas as crianças até o final do segundo ano do ensino fundamental e ampliar a jornada para no mínimo 7 horas diárias, alcançando 50% das escolas públicas em 5 anos e atingindo 65% até 2036.

Lula entende que é necessário fiscalizar em vista de que “nunca houve muita vontade com a educação nesse país”.

O presidente alertou que há o desafio de convencer uma criança ou um adolescente a estudar e a gostar da escola.

“Nós é que temos que convencê-lo da importância da educação na formação da vida dele”, afirmou.

Críticas

O presidente criticou “gente formada” que considera que a educação seria para poucos.

“Esse país já teve gente que achou que ele deveria ser governado só para 35% da população. O restante é de invisíveis. Não pense que todo mundo gosta quando a gente fala de educação. Não pense que todo mundo gostou quando a gente falou de cota”.

O presidente disse ainda que há oposição ao discurso sobre a necessidade de garantir acesso à universidade para indígenas e quilombolas.

“Nós é que temos que convencer as pessoas. Porque, se a gente não convencer, as pessoas ficam vulneráveis a qualquer discurso, por mais imbecil que seja”, lamentou.

Lula defendeu que a sociedade esteja atenta e que se torna fundamental a reação a violações de direitos nessa área.

“Quantas vezes nós ficamos indignados com a destruição das nossas universidades e não houve nenhuma reação? Quantas vezes nós ficamos indignados com o fim da bolsa de estudo das universidades e não houve reação?”, questionou Lula.

Metas

Para o ensino médio e técnico, o novo plano prevê a expansão das matrículas da educação profissional, técnica, atingindo 50% dos estudantes do ensino médio, sendo metade na rede pública, além de universalizar o acesso à internet de alta velocidade em todas as escolas públicas.

No ensino superior, a meta é aumentar para 40% o acesso de jovens de 18 a 24 anos e qualificar professores com 95% de mestres e doutores.

Melhor plano

O ministro da Educação, Leonardo Barchini, ressaltou que esse é o melhor plano nacional de educação já apresentado com foco na equidade e na qualidade do ensino.

“Pela primeira vez, nós traçamos vários objetivos diferentes, traçamos metas específicas que lidam com a qualidade e que dizem respeito à educação inclusiva, à educação indígena, quilombola, do campo e da linguagem de sinais”, disse.

Fonte: Agência Brasil

SENADO APROVA AUDIÊNCIA PÚBLICA PROPOSTA PELO SENADOR SERGIO  MORO PARA DISCUTIR FALHAS DE ENERGIA DA COPELA Comissão de...
15/04/2026

SENADO APROVA AUDIÊNCIA PÚBLICA PROPOSTA PELO SENADOR SERGIO MORO PARA DISCUTIR FALHAS DE ENERGIA DA COPEL

A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou, nesta terça-feira (14), o requerimento do senador Sergio Moro (PL) para a realização de uma audiência pública destinada a debater as constantes quedas e oscilações de energia no Paraná. A audiência deve ocorrer entre a última semana de abril e o início de maio.

A proposta apresentada por Moro tem como principal objetivo discutir a qualidade da distribuição de energia elétrica no estado e cobrar explicações da Companhia Paranaense de Energia - Copel - e da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL - diante dos prejuízos acumulados por consumidores e produtores rurais.

Serão convidados para a audiência:

Daniel Pimentel Slaviero, diretor-presidente da Copel;

*Ágide Eduardo Meneguette, presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Sistema FAEP);

*Paulo Henrique Rodrigues Pereira, secretário nacional do consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon/MJSP);

*Sandoval de Araujo Feitosa Neto, diretor-geral da Aneel;

*Edson José de Vasconcelos, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP);

*José Roberto Ricken, presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar)

*Lideranças do setor produtivo do Paraná.

"Aprovamos a realização de audiência pública para ouvir o Presidente da Copel para que explique as constantes quedas no fornecimento de energia elétrica para o consumidor e as empresas paranaenses. Ao mesmo tempo, a Copel busca autorização para aumentar a conta de luz em até 51%, um pleito abusivo diante da má qualidade dos serviços", afirmou Moro.

Na leitura do requerimento, o senador citou o exemplo de um produtor rural do município de Tupãssi-PR que registrou um prejuízo estimado em aproximadamente R$ 9 milhões após queda de energia danificar equipamentos essenciais, ocasionando a perda de cerca de 900 mil quilos de tilápias. Já em São Miguel do Iguaçu-PR, uma produtora relatou a morte de aproximadamente 20 mil aves, pelo mesmo motivo.

Moro ainda ressaltou que é favorável à privatização, mas fez ressalvas sobre o cenário atual. “Eu sempre fui favorável à privatização, mas o que a gente tem visto depois disso preocupa. Desde que a Copel foi privatizada, lá em agosto de 2023, começaram a se multiplicar relatos de oscilações, quedas e interrupções de energia em várias regiões do Paraná”, disse.
O senador reforçou que a mudança no controle da empresa não reduz suas responsabilidades. “A privatização não tira a obrigação da empresa, muito pelo contrário. Ela continua tendo que entregar um serviço adequado, contínuo e de qualidade para o povo paranaense. Isso está na lei e precisa ser cumprido”.

Mesmo com lucro de aproximadamente R$ 2,6 bilhões em 2025, a Copel é cobrada a oferecer um serviço compatível com sua rentabilidade, defendeu o senador. A audiência pública pretende, segundo Moro, promover transparência, reforçar a fiscalização e buscar soluções concretas para garantir a regularidade do fornecimento de energia no Paraná.

Fonte: Assessoria / Claudio Ge**er

ANEEL PROPÕE AUMENTO DE 19,2% NA CONTA DE LUZ DOS PARANAENSESA Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abriu consul...
15/04/2026

ANEEL PROPÕE AUMENTO DE 19,2% NA CONTA DE LUZ DOS PARANAENSES

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abriu consulta pública para discutir o reajuste periódico das tarifas de energia no Paraná, com proposta de aumento médio de 19,15% para consumidores residenciais urbanos atendidos pela Copel.

O processo foi iniciado em 8 de abril e prevê contribuições da sociedade até 22 de maio, além de audiência pública presencial em Curitiba no dia 29 de abril, antes da definição final.

O reajuste também contempla consumidores rurais, com alta de 18,85%, e unidades de alta tensão, como indústrias e supermercados, com elevação média de 19,55%, com previsão de entrada em vigor a partir de 24 de junho de 2026.

A Aneel explica que a revisão tarifária periódica redefine custos eficientes, metas de qualidade e perdas do sistema, diferindo do reajuste anual, que considera inflação e cláusulas contratuais, o que impacta diretamente o valor final das tarifas.

A Copel informou que solicitou o adiamento de parte do aumento para reduzir o impacto aos consumidores e afirmou que, mesmo com a revisão, as tarifas no estado devem permanecer entre as mais baixas do país, destacando ainda que, sem esse pedido, o reajuste poderia chegar a 26%, em um cenário que afeta cerca de 5,23 milhões de unidades consumidoras no Paraná.

Fonte: Ric.com/ Foto: Geraldo Bubniak/AEN

TEMPORADA DO PINHAO COMEÇA NESTA SEMANA  NO PARANÁA partir desta quarta-feira (16/04), está liberada a colheita e a come...
13/04/2026

TEMPORADA DO PINHAO COMEÇA NESTA SEMANA NO PARANÁ

A partir desta quarta-feira (16/04), está liberada a colheita e a comercialização de pinhão em todo o Paraná. Neste ano, a temporada começou duas semanas mais tarde em relação a 2025.

Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, a colheita teve início em 1º de abril. No Paraná, porém, o início mudou de data por decisão do Instituto Água e Terra (IAT), com o objetivo de garantir a extração sustentável e preservar o ciclo reprodutivo da Araucária. A venda de pinhão oriundo de outros estados não é permitida no território paranaense.

A medida também busca garantir a segurança alimentar. Pinhas verdes e imaturas podem favorecer o desenvolvimento de fungos e m**o devido à alta umidade, o que compromete a qualidade do produto e pode trazer riscos à saúde.

Com a liberação, o pinhão deve começar a aparecer em mercados, feiras e comércios locais.
Fonte: Tribuna do Paraná

TERREMOTO NO LITORAL 🌎Um terremoto de magnitude 2.4 foi registrado em Paranaguá, no Litoral do Paraná, na madrugada dest...
13/04/2026

TERREMOTO NO LITORAL

🌎Um terremoto de magnitude 2.4 foi registrado em Paranaguá, no Litoral do Paraná, na madrugada deste domingo (12).

O abalo sísmico foi identificado pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). O tremor ocorreu por volta das 00h28 e foi sentido por moradores de cidades como Matinhos e Pontal do Paraná. “Acordei com o evento seguido de tremor, foi muito forte assustador”, relatou um morador. Outro afirmou ter ouvido um barulho semelhante a trovão e pensou que fosse chuva chegando. Apesar do susto, a magnitude é considerada baixa e, segundo a Defesa Civil do Paraná, não houve registros de danos a edificações nem de feridos.

De acordo com especialistas, abalos sísmicos de baixa intensidade são relativamente comuns no Brasil e costumam ocorrer com frequência, muitas vezes passando despercebidos. Em geral, são provocados por pressões geológicas na crosta terrestre. Em 2026, o Paraná já registrou outros tremores, sendo este o mais intenso até o momento. 🔗 Leia a matéria completa no link da bio 📷 Imagem: Divulgação/Rede Sismográfica Brasileira (RSBR)

🇧🇷🚨 AGORA É LEI: MOTO ELÉTRICA VAI PRECISAR DE CNH E PLACA ATÉ 2026Condutores de motos elétricas terão prazo até o fim d...
08/04/2026

🇧🇷🚨 AGORA É LEI: MOTO ELÉTRICA VAI PRECISAR DE CNH E PLACA ATÉ 2026
Condutores de motos elétricas terão prazo até o fim de 2026 para se adequarem às novas regras de circulação. A medida foi oficializada por decreto da Prefeitura do Rio de Janeiro e já começa a impactar quem utiliza esse tipo de veículo nas ruas da cidade.

⚙️ O QUE MUDA NA PRÁTICA
Obrigatoriedade de registro e licenciamento do veículo
Emplacamento passa a ser exigido
Condutor deve possuir CNH categoria A
Equiparação dos autopropelidos aos ciclomotores
A fiscalização já foi iniciada pela Secretaria de Ordem Pública do Rio de Janeiro (Seop), inclusive em áreas movimentadas como a Praia do Leme.

🛵 QUAIS VEÍCULOS ENTRAM NA REGRA
São considerados motos elétricas:
Veículos sem pedal
Com acelerador próprio
Movidos exclusivamente por motor elétrico

🚲 E AS BICICLETAS ELÉTRICAS?
Ficam fora da exigência:
Possuem pedal assistido
Não têm acelerador independente
Continuam liberadas em ciclovias

🌆 ONDE PODEM CIRCULAR
As motos elétricas passam a ser permitidas apenas em vias com velocidade de até 60 km/h, reforçando o controle urbano e a segurança no trânsito.

📜 BASE LEGAL
A decisão segue diretrizes já estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que desde o início do ano vinha regulamentando os ciclomotores no país.

🔎 PRÓXIMOS PASSOS
O Detran RJ informou que ainda analisa os procedimentos operacionais para implementação completa das novas exigências.

⚠️ IMPACTO DIRETO
A medida atinge principalmente usuários de veículos elétricos urbanos, que vinham circulando sem regulamentação clara — e agora passam a seguir regras semelhantes às de motocicletas convencionais.

Estado começa serviços do novo contorno de Pato BrancoO Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarqui...
07/04/2026

Estado começa serviços do novo contorno de Pato Branco

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está realizando os serviços iniciais da implantação do lote 2 do Contorno Noroeste de Pato Branco (PR-916), na região Sudoeste. O investimento é de R$ 148,9 milhões. O maquinário começou a retirar a camada vegetal existente onde será implantada a nova pista, que terá extensão de 14,34 quilômetros, iniciando na rotatória com a PR-493 e seguindo até a PRC-158.

A frente de trabalho está atuando a partir da estrada de acesso para a comunidade Bela Vista, no ponto onde haverá um entroncamento com o contorno.

Após esta etapa vão começar os serviços de terraplenagem, em que é movimentado o solo para formar a plataforma da rodovia, antes de ser realizada a pavimentação. A pista será de pavimento asfáltico, com duas faixas de tráfego de 3,6 metros de largura, e acostamentos de 3 metros em ambas as laterais. Também serão implantadas terceiras faixas nos trechos de subida mais íngreme, permitindo ultrapassagens com segurança, em um total de 8,12 quilômetros.

A obra prevê a construção de um viaduto no entroncamento com a PRC-158, no final do contorno, e uma interseção em nível no entroncamento com a Estrada Irineu Bertani, acesso para o aeroporto municipal.

O trecho ainda receberá sistema de drenagem de águas da chuva e dispositivos para lidar com os cursos d’água na região, como bueiros e galerias; nova sinalização horizontal, sinalização vertical e a implantação de dispositivos de segurança viária; e serviços complementares, como o plantio de vegetação nos espaços próximos à pista, entre outros.

A obra foi licitada no regime de contratação integrada, com os primeiros meses dedicados à elaboração do projeto básico e projeto executivo de engenharia, bem como para a emissão de licenças ambientais, antes do início da obra em si. Com os trabalhos começando no trecho, a previsão de conclusão é para dezembro de 2027.

fonte/Foto: AEN

BOTIJÃO DE GÁS TERÁ REAJUSTE: GÁS DE COZINHA PODE SUBIR ATÉ R$ 34O preço do gás de cozinha deve subir nas revendas em to...
07/04/2026

BOTIJÃO DE GÁS TERÁ REAJUSTE: GÁS DE COZINHA PODE SUBIR ATÉ R$ 34

O preço do gás de cozinha deve subir nas revendas em todo o Brasil. A informação foi confirmada pela Associação Brasileira das Entidades Representativas das Revendas de Gás LP (Abragás), que aponta aumento nos principais tipos de botijões comercializados no país.

De acordo com a Abragás, o reajuste previsto é de cerca de R$ 10 para o botijão de 13 quilos, que é o modelo mais utilizado pelas famílias brasileiras. Já o botijão de 20 quilos deve registrar aumento de aproximadamente R$ 15. O maior impacto será no botijão de 45 quilos, utilizado principalmente em estabelecimentos comerciais e condomínios, que pode ficar R$ 34 mais caro.

O reajuste ocorre em meio à elevação dos custos operacionais enfrentados pelas revendas de gás liquefeito de petróleo (GLP), especialmente relacionados ao transporte e à logística.

Segundo a Abragás, um dos principais fatores para o aumento do preço do gás de cozinha é a recente disparada no valor do óleo diesel. Como o combustível é amplamente utilizado no transporte e na distribuição do GLP, qualquer aumento impacta diretamente o custo final do produto.

A Abragás afirma que os preços do gás de cozinha são livres em toda a cadeia de comercialização, o que significa que cada empresa pode definir seus valores conforme os custos operacionais enfrentados em cada região do país.

Em nota, a entidade destacou que os aumentos refletem justamente esse cenário de pressão sobre os custos logísticos e operacionais das empresas que atuam na distribuição do GLP.

Segundo a associação, fatores como combustível, transporte e manutenção da operação influenciam diretamente a formação do preço do produto nas revendas.

Fonte: Isabelle Sales/Bem Paraná/ Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Acidente em Verê na 493 na Serra do Lambedor sentido Dois Vizinhos.Pelas informações iniciais 03 feridos,  uma vítima en...
24/03/2026

Acidente em Verê na 493 na Serra do Lambedor sentido Dois Vizinhos.
Pelas informações iniciais 03 feridos, uma vítima encarcerada.

Ocorrência em andamento.

Odair França Informativo Verê esta se deslocando para o local.

PRIMEIRO FRIO INTENSO DO ANO JÁ TEM DATA PARA CHEGAR AO BRASILSegundo a Climatempo, o outono começa em 20 de março de 20...
22/03/2026

PRIMEIRO FRIO INTENSO DO ANO JÁ TEM DATA PARA CHEGAR AO BRASIL

Segundo a Climatempo, o outono começa em 20 de março de 2026 e o primeiro frio intenso deve demorar: a frente mais forte tende a avançar na segunda quinzena de abril, com queda moderada no Sul e reflexos em SP, MG, RJ, ES e parte do Centro-Oeste já nas capitais

O frio intenso do outono de 2026 não aparece logo na virada de estação: a projeção aponta que a primeira frente fria realmente forte tende a entrar no interior do Brasil apenas na segunda quinzena de abril, mudando o padrão de temperatura em várias regiões.

Até lá, o cenário é de transição, com chuva prolongada no Sul e um período de expectativa que costuma alimentar corridas por agasalho e dúvidas sobre impacto no dia a dia, principalmente em áreas urbanas onde a queda de temperatura chega junto com mudanças de rotina.

A previsão indica que o frio intenso deve “demorar um pouco” para se firmar no país, com a primeira frente fria mais intensa avançando para o interior na segunda quinzena de abril.

Texto e foto: reprodução/aRede, com edição NH Notícias

Endereço

Rua Frederico Fiorentin, 445
Itapejara D'Oeste, PR
85580000

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Veja Itapejara posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar