Folha de Porteirinha e Região

Folha de Porteirinha e Região Seja bem-vindo! Existimos para valorizar o povo, a cultura e a economia de nossa terra. Um jornal dif

A Folha de Porteirinha e Região é um veículo de comunicação novo e independente que tem como principal objetivo agregar valor à nossa terra, nosso povo e nossa economia.

Um homem morreu após um grave acidente envolvendo duas motocicletas na tarde desta sexta-feira (08), em Porteirinha, no ...
09/05/2026

Um homem morreu após um grave acidente envolvendo duas motocicletas na tarde desta sexta-feira (08), em Porteirinha, no Norte de Minas. Por uma fatalidade do destino, a colisão aconteceu com o próprio filho, que conduzia outra motocicleta. Segundo informações apuradas, o filho seguia para a escola, enquanto o pai havia ido até uma venda próxima fazer compras.

Pai e filho chegaram a ser socorridos e encaminhados para atendimento médico. No entanto, Almiro Souza de Oliveira não resistiu aos ferimentos e morreu. O filho, que sofreu ferimentos menos graves, sobreviveu.

Almiro, de 50 anos, era morador da comunidade do Pajeú, em Porteirinha, onde está sendo velado. O sepultamento será às 17h, no cemitério do distrito de Serra Branca.

Aos familiares e amigos, os nossos sentimentos e solidariedade.

29/04/2026

Um adolescente de 16 anos morreu afogado na tarde de terça-feira (28) na Cachoeira Maria Rosa, no município de Mato Verde, no Norte de Minas.

Kauan Pereira Alves, morador de Taiobeiras, participava de um passeio escolar com colegas quando se afogou em um poço próximo à cachoeira.

Ele ainda foi retirado da água por banhistas, e equipes de resgate tentaram reanimá-lo, mas o óbito foi confirmado após atendimento em uma unidade de saúde.

Aluno da Escola Estadual Dr. José Americano Mendes, Kauan era coroinha da Igreja Matriz de Santo Antônio e bastante conhecido na comunidade.

A escola suspendeu as aulas e decretou luto, manifestando solidariedade à família. O corpo foi encaminhado para Taiobeiras, onde ocorrem o velório e o sepultamento.

A jovem rural Micaele Aparecida de Sá, moradora da região do Tanque, no município de Porteirinha, participou como delega...
28/03/2026

A jovem rural Micaele Aparecida de Sá, moradora da região do Tanque, no município de Porteirinha, participou como delegada da 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que aconteceu em Brasília-DF nos dias 24 a 27 de março, representando a juventude rural da região.

Estudante da Escola Estadual Mestre Valeriano de Araújo, Micaele integra um processo de mobilização incentivado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Porteirinha, por meio da Secretaria de Formação de Jovens e Mulheres. A iniciativa contou com a atuação de Maria Helena Brito, conhecida como Leninha , da comunidade de Bom Jesus, que coordenou ações de estímulo à participação juvenil nas etapas preparatórias da Conferência. Segundo Leninha, o compromisso da Escola com a pauta foi fundamental para garantir esse percurso.

O processo começou com a etapa regional, que definiu delegados para a Conferência Estadual, realizada em Contagem-MG. Nessa fase, Porteirinha contou com várias participações, incluindo três jovens estudantes da escola do Tanque. Foi desse espaço que Micaele foi escolhida como uma das delegadas para a etapa nacional.

Além dela, Porteirinha também esteve representada em Brasília por Maria de Lourdes Souza Nascimento, secretária municipal de Agricultura e conselheira do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável ( CONDRAF), e por Elton Mendes, presidente do STR e conselheiro do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional ( CONSEA) de Minas Gerais.

A participação reforça a importância da presença da juventude rural nos espaços de decisão e construção de políticas públicas para o campo, considerando pilares importantes como segurança alimentar, agroecologia e sustentabilidade.

O Norte de Minas passa a contar com uma nova área oficialmente destinada à conservação ambiental e à valorização dos mod...
24/03/2026

O Norte de Minas passa a contar com uma nova área oficialmente destinada à conservação ambiental e à valorização dos modos de vida tradicionais: a Reserva de Desenvolvimento Sustentável ( RDS) Córregos dos Vales do Norte de Minas, com 40.834 hectares, abrangendo áreas dos municípios de Riacho dos Machados e Serranópolis de Minas.

A nova unidade nasce com a missão de proteger áreas importantes do Cerrado, especialmente regiões de chapadas e vazantes drenadas pelos córregos Tamanduá, Poções, Manga, Pau Preto e Vacaria, territórios historicamente ligados à presença e ao trabalho das comunidades geraizeiras. Essa RDS contribuirá com as bacias hidrográficas tanto do Rio São Francisco, como do Rio Jequitinhonha.

Além de preservar a vegetação nativa, a reserva tem papel fundamental na conservação de nascentes que abastecem a região, contribuindo diretamente para a segurança hídrica e para o equilíbrio ambiental em uma área marcada pela importância da água para a vida, para a agricultura e para a permanência das comunidades no território.

Outro aspecto central é a permissão para continuidade dos modos de vida tradicionais, reconhecendo práticas sustentáveis construídas ao longo de gerações e garantindo condições para que as populações locais continuem acessando e cuidando de seus territórios.

Do ponto de vista ecológico, a nova reserva amplia um importante corredor de conservação no Norte de Minas. A área se conecta ao Parque Estadual Serra Nova e está próxima do Parque Estadual Grão Mogol, fortalecendo um mosaico de proteção de ecossistemas estratégicos do Cerrado.

A criação da unidade representa também um passo importante diante dos desafios enfrentados pelo bioma, pressionado por desmatamento, queimadas e avanço de atividades econômicas que ameaçam a biodiversidade e os modos de vida tradicionais.

Mais do que delimitar uma área protegida, a reserva reforça a necessidade de reconhecer que preservar o Cerrado é também proteger a água, a cultura, a memória e a permanência dos povos que historicamente cuidam desse território.

23/03/2026

⚠️ Atenção para quem trafega pela MG-122 na noite desta segunda-feira, dia 23.

Fortes chuvas provocaram queda de árvores em trechos da rodovia entre Janaúba e Porteirinha, dificultando a passagem de veículos e exigindo cuidado redobrado dos motoristas.

Há uma década, Porteirinha se despedia de Flavio Alexandre, um jovem sonhador, comunicador, escritor, sociólogo, empreen...
22/03/2026

Há uma década, Porteirinha se despedia de Flavio Alexandre, um jovem sonhador, comunicador, escritor, sociólogo, empreendedor e grande incentivador da comunicação em nosso município.

Flávio deixou marcas profundas na história local por meio da palavra, da criatividade e do compromisso com a cidade. Foi criador do portal Porteirinha Notícias, que além de site de informação também circulou como revista impressa no município, registrando acontecimentos, histórias e personagens da nossa terra. Em seus portais, publicou inúmeros textos e crônicas, revelando sensibilidade, olhar crítico e talento para a escrita.

De forma inovadora, foi criador do canal Nossa Paz, uma experiência pioneira de comunicação digital, e teve atuação importante no rádio, dirigindo a Rádio Liberdade 87,9 FM e colaborando com a Rádio Educadora 640 AM.

Sua contribuição com Porteirinha também passou pela gestão pública: atuou na assessoria de comunicação da prefeitura e exerceu o cargo de secretário municipal de administração, colaborando de forma significativa com a administração pública e com o desenvolvimento do município.

Além da comunicação e da vida pública, Flávio também se destacou pelo espírito empreendedor, idealizando iniciativas e eventos que movimentaram a cidade e deixaram sua marca em diferentes áreas.

Ele partiu em 18 de março de 2016, em um acidente de carro na rodovia MG 122.

Dez anos depois, a memória permanece viva. Sua história continua presente e a saudade segue compartilhada por familiares, amigos e por todos que reconhecem sua grande contribuição na construção de uma sociedade melhor.

Porteirinha recebe, a partir desta quinta-feira (12), motociclistas e triciclistas de diversas partes do país para parti...
12/03/2026

Porteirinha recebe, a partir desta quinta-feira (12), motociclistas e triciclistas de diversas partes do país para participarem do IX MOTOPORT 2026. O evento, que acontece até o próximo dia 14, na Praça Cel. Odilon Coelho, com entrada gratuita, promete reunir três dias de muita música, adrenalina e confraternização, fortalecendo o turismo e aquecendo a economia local.

A edição deste ano chega ainda maior. Mais de 150 motoclubes já confirmaram presença, e a previsão da organização é de que mais de 1.000 motociclistas participem do encontro ao longo dos três dias de programação, o que é um recorde de todas as edições!

Visitantes de vários estados do país já começam a chegar. Há registros de motociclistas vindos da Bahia, Mato Grosso, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Alagoas, além de outras regiões do Brasil. A expectativa é de que o evento receba mais turistas do que em todas as edições anteriores, reforçando a grandiosidade do MOTOPORT neste ano.

A expectativa é de grande movimentação na cidade. Segundo informações da equipe de organização, os hotéis já estão cheios, cerca de 45 casas foram alugadas e mais de 70 empreendedores porteirinhenses, entre bares, restaurantes e outros estabelecimentos, estão diretamente envolvidos na recepção dos visitantes, atraídos pela programação e pelo tradicional encontro de amantes das duas e três rodas.

Entre as atrações musicais confirmadas estão duas bandas consagradas do rock nacional: Biquini e Ira!, que prometem animar o público durante a programação.

Além da música e da confraternização, o encontro também terá um importante caráter solidário. O Moto Grupo Amigos do Asfalto está organizando uma campanha de arrecadação de donativos para ajudar famílias de Porteirinha atingidas pelas chuvas recentes.

A expectativa dos organizadores é de que esta edição repita e supere o sucesso dos anos anteriores, consolidando o MOTOPORT como um dos eventos que mais movimentam o calendário da região. O evento é realizado pela Prefeitura de Porteirinha, com apoio do Moto Grupo Amigos do Asfalto.

A Prefeitura de Porteirinha divulgou alerta sobre a situação da Barragem das Lages na manhã deste domingo, dia 01 de mar...
01/03/2026

A Prefeitura de Porteirinha divulgou alerta sobre a situação da Barragem das Lages na manhã deste domingo, dia 01 de março. Recados também chegaram nos telefones de pessoas da região. É muito importante que todos sigam a , pois é o órgão oficial e confiável para divulgação de informações da Defesa Civil municipal. Neste momento é fundamental evitar a propagação de boatos e seguir rigorosamente as orientações das autoridades competentes.

Abaixo, reproduzimos a mensagem divulgada pela ( não deixe de seguir ):

ALERTA IMPORTANTE! A Prefeitura de Porteirinha reforça o alerta à população das Lajes e regiões vizinhas para que acompanhe atentamente as informações divulgadas exclusivamente pelos canais oficiais da Prefeitura e da Defesa Civil.

Neste momento, é fundamental manter a calma, evitar a propagação de boatos e seguir rigorosamente as orientações das autoridades competentes. Caso esteja em área considerada de risco, procure imediatamente um local seguro e não se aproxime de margens de rios, barragens ou áreas alagadas.

A preservação da vida é nossa prioridade absoluta. Todas as equipes seguem mobilizadas e atuando de forma integrada para monitoramento e adoção das medidas preventivas necessárias.

Em caso de emergência, acione imediatamente as autoridades.

Todas as atualizações serão feitas por meio dos canais oficiais. Siga

Monte Azul vive um dia de luto após a morte de Alexandre Augusto Fernandes de Oliveira, ex-prefeito do município, vítima...
28/02/2026

Monte Azul vive um dia de luto após a morte de Alexandre Augusto Fernandes de Oliveira, ex-prefeito do município, vítima de um grave acidente ocorrido nesta sexta-feira (27) na MG-122, no trecho entre Janaúba e Capitão Enéas. Ele estava no carro que colidiu com um caminhão.

Alexandre Augusto teve uma trajetória marcada pela dedicação à vida pública. Foi prefeito, vice-prefeito e vereador por Monte Azul, exercendo diferentes funções ao longo dos anos.

Neste momento de dor, a solidariedade se estende à família, aos amigos e a todos que partilham do sentimento de perda.

Monte Azul se despede de uma liderança que fez parte de sua história política e administrativa.

Crédito das imagens:
Foto 1: Oliveira Júnior
Vídeo 2: .podcast
Demais imagens: Corpo de Bombeiros

Foi localizado no fim da tarde desta terça-feira (24) o corpo do senhor Beon, morador da comunidade rural de Rios dos Cô...
24/02/2026

Foi localizado no fim da tarde desta terça-feira (24) o corpo do senhor Beon, morador da comunidade rural de Rios dos Côcos, que estava desaparecido desde a madrugada de domingo (22), após o veículo em que ele estava ser arrastado pela correnteza durante a tentativa de travessia em uma passagem molhada na zona rural.

A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros, que coordenou as buscas ao longo dos últimos três dias.

Desde o momento do acidente, equipes de resgate atuaram de forma ininterrupta nas buscas, com o apoio da Defesa Civil, familiares, amigos e moradores da região. Nesta terça, a mobilização ganhou ainda mais força com a adesão voluntária de dezenas de pessoas de comunidades vizinhas, que percorreram margens de rios e áreas de mata fechada em uma corrente de solidariedade.

O corpo foi encontrado por bombeiros durante o período da tarde.

O caso reacende o alerta para os perigos do período chuvoso.

Autoridades reforçam que o volume e a força das águas em rios e passagens molhadas podem aumentar de forma repentina, tornando a travessia extremamente arriscada.

A orientação é clara: evitar qualquer tentativa de atravessar áreas alagadas ou próximas a cursos d’água enquanto persistirem as chuvas intensas. A prevenção ainda é a melhor forma de salvar vidas.

Aos familiares e amigos, expressamos nossos mais sinceros sentimentos. Que encontrem conforto e amparo neste momento de profunda dor!



Foto 1 - Divulgação da família
Fotos 2, 3, 4, 5 e 6 do Corpo de Bombeiros

Em meio à apreensão da família e da comunidade, as buscas pelo homem desaparecido no Rio Serra Branca, na zona rural de ...
24/02/2026

Em meio à apreensão da família e da comunidade, as buscas pelo homem desaparecido no Rio Serra Branca, na zona rural de Porteirinha, continuam nesta terça-feira (24).

O acidente aconteceu na madrugada de domingo (22), quando o carro em que ele estava foi levado pela correnteza durante uma tentativa de travessia em uma passagem molhada.

Dois homens estavam no veículo. O motorista conseguiu se salvar. O passageiro, no entanto, segue desaparecido.

Desde então, equipes do Corpo de Bombeiros permanecem mobilizadas na região, com apoio de moradores. Um grande mutirão foi feito com apoio de amigos, familiares e pessoas da região.

O veículo já foi localizado e retirado da água, mas o homem não estava em seu interior.

A família pede o apoio de toda a população da região, especialmente de quem vive próximo ao curso do rio, para que qualquer informação que possa ajudar na localização seja comunicada imediatamente às autoridades.

Enquanto isso, a comunidade segue unida em solidariedade e esperança.

Qualquer informação, lige 193/Bombeiros, 190/PM, (38) 99871-6633 Defesa Civil

Endereço

Porteirinha, MG

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Folha de Porteirinha e Região posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Folha de Porteirinha e Região:

Compartilhar