Parla Mídias Digitais

Parla Mídias Digitais Não busque clientes, crie conexões, conquiste fãs. Nosso trabalho é pensar uma comunicação aut

24/09/2021

No ar o primeiro episódio da série de podcasts Serra Pelada: Retratos Falados e Ou(t)ros achados que produzi para o SESC Bauru como parte da programação paralela à exposição Gold de Sebastião Salgado.

Foi o meu grande presente de 2021: voltar a produzir podcasts narrativos, algo que eu não fazia desde 2007.

E que maravilhoso poder contar com a parceria desses dois músicos e .ramiro que assinam a trilha sonora. Além de talentosíssimos, são pessoas incríveis de se estar e criar junto.

Foi uma experiência ímpar poder conhecer, ainda que remotamente, os personagens reais que contam essa história de forma única. Com muita generosidade, eles me ensinaram muito sobre Serra Pelada e sobre vida.

Por fim, agradeço a confiança e o apoio inenarrável das responsáveis pela atividade na equipe do SESC Bauru e . Vocês foram incrivelmente profissionais e pacientes.

Obrigada 🙏🏼

Ainda temos mais dois episódios para sair do forno...

Disponível na plataforma Google Podcast e no YouTube - Link na bio

Amanhã participo de uma live com a .ag .  O tema vai ser estratégia e narrativa no Instagram. Temos trabalhado em parcer...
20/09/2021

Amanhã participo de uma live com a .ag . O tema vai ser estratégia e narrativa no Instagram.

Temos trabalhado em parceria num modelo de consultoria que criamos para os profissionais e empresas que desejam dar um up na presença online e amanhã vamos contar direitinho como funciona.

Tá curiosa ou curioso? Então cola lá e Parla! 🤌

É muito bom quando a gente encontraaquela marca que dá “match”. Né?Você já sentiu isso de se identificar com os valores,...
03/09/2021

É muito bom quando a gente encontra
aquela marca que dá “match”. Né?

Você já sentiu isso de se identificar com os valores, a
linguagem, o visual, o posicionamento e a forma com
que uma marca age e se expressa?

Isso acontece porque essa marca provavelmente tem
uma “brand persona” ou persona de marca muito bem
definida.

Ou seja, ela tem uma personalidade e um jeito de ser
que combinam com você. Ela tem aquele borogodó...

Em bom marketês, definir a “brand persona” é alinhar
os valores da marca com a sua comunicação de forma
estratégica a fim de aproximá-la de seu público.

E não pense você que a comunicação da marca se
limita à identidade visual, propaganda ou perfil de
redes sociais.

Como já falamos por aqui: "Tudo comunica". (ver o
post sobre o filme Meu Tio)

Desde o ambiente até o cafezinho, passando pelos
comunicados internos, pelas mensagens de whatsapp,
toda experiência é comunicadora.

Definir a persona da marca é o primeiro passo para
alinhar todos estes pontos de contato da sua marca,
não apenas com os clientes e audiência, mas com
todas as partes interessadas no seu negócio
(steakholders), que são os colaboradores,
fornecedores, a comunidade da qual a marca pertence
etc..

Por isso, não basta definir a “brand persona”, é
importante que ela seja coerente, que fale a mesma
língua em todos os seus canais, que haja de modo
alinhado com seu discurso e principalmente, que a
marca saiba exatamente quem ela quer ser (ou não
ser).

Em qual marca você reconhece uma “brand persona”
bem definida e alinhada? Conta aí...

Um passo importante para criar conexões no meio digital é a identificação da persona da audiência. Aquela pessoa imaginá...
26/08/2021

Um passo importante para criar conexões no meio digital é a identificação da persona da audiência.

Aquela pessoa imaginária, mas sempre inspirada em gente real que poderia perfeitamente ser a nossa ouvinte /cliente.

A persona tem o perfil típico de quem se identifica com nossos valores e posicionamentos, engaja nas publicações, compra o o produto ou serviço e ainda compartilha com os amigos.

Por isso as pessoas muitas vezes confundem persona com público alvo.

Mas entender a diferença é muito simples. Basta pensar que a palavra persona remete a uma única pessoa e que público alvo está se referindo a um coletivo.

Mas se "público alvo" é um coletivo de pessoas que, teoricamente, teriam perfil para consumir meus conteúdos ou produtos e serviços, porque é importante identificar "a persona"?

Porque é tomando um indivíduo como referência que a gente consegue se aprofundar mais nos seus hábitos, compreender seus interesses, preferências, dores e objeções e com isso perceber as nuances de sua subjetividade.

As marcas que compreendem sua audiência em profundidade tem muito mais chances de criar estratégias que gerem identificação e portanto, audiência qualificada.

Lembrando que é possível identificar mais que uma persona e criar estratégias diferentes para cada uma delas e em diferentes níveis.

Já pensou nisso?

18/08/2021
Desculpa gente, mas não tenho maturidade para esperar até a hora da aula no curso de hoje no CIAEM da UFU pra mostrar es...
17/08/2021

Desculpa gente, mas não tenho maturidade para esperar até a hora da aula no curso de hoje no CIAEM da UFU pra mostrar esse infográfico sobre branding criado pelo Tavinho Lima]

Ele convocou a mascote principal da Parla!, a nossa Avestrucia (que muita gente confunde com a miss Ema) pra explicar o que branding é gestão de marca.

O infográdico é pra mostrar que seja no online ou no offline, não dá pra pensar a gestão da marca sem considerar cultura corporativa, comunicação e estratégia de negócio.

Ou seja, o branding é a identidade da marca e esta é comunicada, não apenas pelo universo visual e verbal, mas principalmente pelas ações e posicionamentos.

Tudo comunica. Lembra?

Pois é, ter um bom marketing digital requer um plano de branding.
Você sabe como faz para elaborar um?

No curso eu explico, mas posso explicar aqui também se vocês quiserem. Deixa um alou nos comentários pra eu saber.

*Spoiler: ele Tavinho Lima] também fez um infográfico com ovinhos.🥚🥚🥚🥚🥚

Ownnn 🤗😍

Desculpa gente, mas não tenho maturidade para esperar até a hora da aula no curso de hoje no CIAEM da UFU pra mostrar es...
17/08/2021

Desculpa gente, mas não tenho maturidade para esperar até a hora da aula no curso de hoje no CIAEM da UFU pra mostrar esse infográfico sobre branding criado pelo Tavinho Lima]

Ele convocou a mascote principal da Parla!, a nossa Avestrucia (que muita gente confunde com a miss Ema) pra explicar o que branding é gestão de marca.

O infográdico é pra mostrar que seja no online ou no offline, não dá pra pensar a gestão da marca sem considerar cultura corporativa, comunicação e estratégia de negócio.

Ou seja, o branding é a identidade da marca e esta é comunicada, não apenas pelo universo visual e verbal, mas principalmente pelas ações e posicionamentos.

Tudo comunica. Lembra?

Pois é, ter um bom marketing digital requer um plano de branding.
Você sabe como faz para elaborar um?

No curso eu explico, mas posso explicar aqui também se vocês quiserem. Deixa um alou nos comentários pra eu saber.

*Spoiler: ele Tavinho Lima] também fez um infográfico com ovinhos.🥚🥚🥚🥚🥚

Ownnn 🤗😍

15/08/2021

"TUDO COMUNICA". Estive pensando (aqui com meus botões) que essa frase da senhora Arpel, personagem de um dos meus filmes preferidos - Mon Oncle de Jaques Tatit - é um bom ponto de partida pra pensar narrativa de marca no contexto digital.

Na verdade, o filme inteiro que é uma crítica bem humorada da sociedade progressista dos anos 1950 e 60, serve pra nos ajudar a pensar sobre como fazemos ou podemos fazer uso dos meios e plataformas digitais para comunicar a nossa plataforma de marca. (Vou falar desse conceito no próximo post)

No filme, o diretor coloca em contraste a casa de uma família cuja rotina é pautada por objetos que traduzem a busca da máxima eficiência, a automação e os desenhos puros e a vida do protagonista (o tio) que é organizada a partir da qualidade das relações com as pessoas da vila antiga onde mora e os animais que por ali circulam, os acasos e imprevistos.

O que isso tem a ver com a narrativa de marca no digital?

Pois bem, aqui também existem dois caminhos: o da busca pela máxima eficiência e da qualidade das relações.

Mas tanto aqui quanto no filme (sem querer dar spoiler pra quem não assistiu) É preciso criar um caminho do meio.

Afinal de contas hoje em dia tá todo mundo precisando vender seu peixe, então bora lembrar que quem engaja são as pessoas e não os algoritmos.

Isso faz algum sentido pra você?

  do tempo em que a gente podia dar palestra presencial. Palestra sobre tecnopolíticas para o time da Wirecard Brasil em...
12/08/2021

do tempo em que a gente podia dar palestra presencial. Palestra sobre tecnopolíticas para o time da Wirecard Brasil em 2019.

Desde cedo aprendemos que se deve separar a área de humanas da de tecnologia.Essa separação, faz, a cada dia, menos sent...
07/08/2021

Desde cedo aprendemos que se deve separar a área de humanas da de tecnologia.

Essa separação, faz, a cada dia, menos sentido.

Eu costumo dizer que não existe nada mais humano do que a tecnologia. E agora, mais do que nunca, nos vemos obrigados a lidar com ela com toda a sua magnitude, mas também com a sua obscuridade.

Prometeu roubou o fogo e o deu à humanidade que logo o dominou para seu benefício. Isso lhe custou muito caro.

Dominar a natureza através do uso das técnicas, nos trouxe muitas coisas boas ao longoda história, mas também consequências.

Mas não dá pra imaginar o ser humano sem ela. A tecnologia é parte de nós e nós somos o que somos por causa do que fizemos: nós a criamos.

A questão é : o que estamos fazendo com ela?

Como lidamos com as conexões que ela nos possibilita e também com as suas falhas que vão desde um simples bug no sistema até questões éticas que envolvem uso de dados ou exploração do trabalho en escala global.

Qual a sua relação com a tecnologia? Me conta nos comentários.

A frase do post acima foi tirada de um trecho do livro Manifesto Ciborgue, da bióloga e filósofa estadunidense Donna Haraway.

Endereço

São Paulo, SP

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Parla Mídias Digitais posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar