05/08/2025
Que final de semana abençoado e cheio da presença do Pai. Nele vivi o II Retiro do Terço dos Homens, do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora. Um momento de encontro verdadeiro com o Espírito Santo e reencontro comigo mesmo, ao lado de irmãos de fé que Deus escolheu para minha vida.
Três dias intensos de orações, partilhas, aprendizado, renovação espiritual e forja de homens cheios da força do Espírito Santo. Foi incrível dividir, conhecer e partilhar esse momento com cada um de vocês, principalmente aos meus irmãos do Grupo São João Bosco e meus companheiros de quarto.
Entre tantas experiências de fé e testemunho, duas mensagens ficaram em minha mente e coração de maneira especial:
- A primeira delas é sobre a HUMILDADE em reconhecer a verdadeira HUMILHAÇÃO. No dia a dia vivemos problemas, passamos por tribulações, e nos colocamos como grandes coitados, como os mais desgraçados. Mas, ao perceber o irmão ao lado, que também passa por situações difíceis e, muitas das vezes, momentos piores que o meu, percebo que sou só mais um lutando e persistindo no caminho. E que a VERDADEIRA HUMILHAÇÃO foi vivida por apenas UM HOMEM, que foi torturado e morreu na cruz por cada um de nós, e não sou digno o bastante para me colocar como coitado perto de tudo que Cristo passou por mim;
- A segunda é sobre o EQUILÍBRIO. Nossa vida precisa de três fatores indispensáveis: físico, mental e espiritual. E os três precisam estar sempre em equilíbrio, para que consigamos viver com graça! Nada adianta tentar focar em apenas um ou dois, se o outro estiver em descompasso, tudo estará também. A experiência que vivi foi uma verdadeira reconstrução e reencontro do meu eu espiritual, em que consegui me renovar e fortalecer.
Quero agradecer, a Deus pelo chamado para esse momento e proteção no caminho, a .hgavelan por todo incentivo, aos irmãos que viveram esse lindo momento ao meu lado e a toda coordenação do que preparou e cuidou de tudo com excelência!
Novos homens foram forjados na fé e na graça de Deus nesses três dias, e sou honrado por ser um deles! Deus tem grandes realizações para fazer em cada um de nós e por meio de nós.