10/05/2026
Eu nunca me senti escolhendo entre o trabalho e a maternidade. Quando eu abri uma empresa foi porque eu queria ser mãe. Eu sempre quis ter os dois!
Eu pedi demissão do corporativo porque eu viajava muito e eu não era dona da minha agenda. Um filho não caberia naquela rotina. Não do jeito que eu gostaria.
Quando o Lucas chegou (em 2009), eu já tinha duas empresas rodando, desde de 2002. Eu consegui estar presente na primeira infância dele com a liberdade de ir às consultas médicas, almoçar com ele durante a semana, acompanhar os trabalhos da escola…
Eu não vou romantizar a maternidade, claro que é sempre desafiador. Mas ter os dois - filho e empresa, me completa como pessoa.
O filho me faz querer ser melhor, produtiva, feliz… Quero que ele veja uma mulher realizada profissionalmente que seja espelho para o que ele vai construir no futuro.
O trabalho me preenche, me dá liberdade de escolha e me permite oferecer a ele uma vida mais confortável. Em alguns momentos, funciona até como escape para te tirar do universo materno, das fraldas, das birras…
Que nesse Dia das Mães, você não acredite que precisa escolher entre um ou outro. No seu ritmo, do seu jeito e no seu tempo, que você se realize tendo o melhor dos dois.
Feliz Dia das Mães, empresária festeira!
Em especial para a minha véinha, que hoje é aposentada mas trabalhou desde os 16 anos. Que bom que ela não escolheu entre um ou outro.