21/09/2024
A proposta é para pacientes que lutam contra o câncer em Anápolis
Ellysama Aires, ativista da saúde e social, fez um vídeo com uma proposta, ou melhor, um compromisso de campanha, essa proposta desafia o sistema, isso porque ninguém quer assumir a responsabilidade com os pacientes em tratamento contra o câncer fora do domicílio.
Em Anápolis duas unidades são responsáveis pela macro região, que atendem mais de 20 municípios, esses pacientes e seus acompanhantes saem de madrugada das cidades de origem até Anápolis, em vans, a questão é que essa Van deixa os pacientes em diversas outras cidades, e somente no final do dia retorna para buscá-los.
Sem condições financeiras para custear o almoço, muitos ficam nas portas das unidades sem refeições.
Desafiando o sistema ...
A obrigação de custear essas refeições são de responsabilidade dos municípios de origem, porém eles não repassam o valor ao paciente, do outro lado temos os locais de atendimento, exemplo Anápolis, que também não desenvolveu nenhum projeto para que refeições cheguem nesses pacientes.
Ainda o contrário, os pacientes de Anápolis estão indo para outras cidades, exemplo em Jaraguá, Ceres e Pirenópolis , e também ficam nessa situação.
Ellysama Aires Ativista, em entrevista disse:
*"Eu sou candidata a vereadora é para alcançar verdadeiramente quem precisa, há dois anos desenvolvo projetos para esses pacientes oncológicos, mas o recurso financeiro sempre desativa o serviço, se eu for eleita nenhum paciente que luta contra o câncer ficará fome dentro de nossa cidade, o recurso da emenda impositiva para Saúde será para custear as refeições para esses pacientes, trazendo segurança alimentar e nutricional."*
Em tempo ...
Voluntários entregam bolachas, café, leite e chá no período da manhã, porém sabemos da importância de uma refeição nutricional e balanceada.