17/05/2026
O futebol talvez seja o esporte mais praticado do mundo.
Mas também um dos menos estudados em relação à regra.
E isso aparece o tempo todo.
No lance do Bento, por exemplo:
se ninguém toca na bola após a cobrança do lateral…
o gol não vale.
Já no lance explicado pelo Rafael Klein ao Neymar…
f**a clara outra realidade:
muita discussão no futebol nasce da falta de conhecimento da regra.
E isso não deveria acontecer em um nível profissional.
Em outros esportes, os atletas estudam profundamente as regras.
No futebol, muitas vezes conhecem apenas o básico.
E o básico nem sempre é suficiente para interpretar o jogo.
Por isso o árbitro é tão importante.
Ele não está ali apenas para marcar faltas.
Está para sustentar a lógica e a aplicação da regra.
Talvez esteja faltando mais estudo da regra…
dentro do próprio futebol.
E isso mudaria muita coisa.
Agora quero saber tua opinião:
atleta profissional deveria estudar regra com profundidade?