29/08/2025
AREIÓPOLIS ✈️ PORTUGAL
Era uma vez... um sonho que se tornou realidade!
Na noite desta quinta-feira (28), o projeto “Era Uma Vez… Brasil” anunciou os alunos e professores da região que participarão da etapa de intercâmbio em Portugal, que acontece em novembro de 2025.
O evento, realizado no Teatro Adélia Lorenzetti, foi marcado por muita emoção, com a presença de autoridades, famílias e educadores. Além do anúncio dos selecionados, também houve o lançamento de um livro com HQs produzidas pelos estudantes e a exibição de quatro curtas-metragens criados pelos participantes.
Este ano, o programa contou com 627 estudantes inscritos e 16 professores das cidades de Lençóis Paulista, Macatuba e Areiópolis
Dois talentos da nossa Rede Municipal, PEDRO EMANUEL DE MIRANDA BENEDITO e ALICE PERISSOLI CASTILHO, alunos do 8º ano da EMEF Profª Haydee Canevesi Lourenção e da EMEF José Lourenço Blanco, foram selecionados para um intercâmbio cultural de 10 dias em Portugal.
Mais dois alunos tiveram suas Histórias em quadrinhos selecionadas e publicadas. Lavínia de Camargo Silva do José Lourenço Blanco e Nicolas do Escola Haydée Canevesi Lourenção.
Acompanhados da Professora Viviane Pedroso Camargo Silva, eles vão explorar a história que une Brasil e Portugal, trocando experiências com estudantes portugueses e ampliando seus horizontes culturais.
Essa conquista faz parte da 3ª etapa do projeto “Era uma Vez… Brasil”, iniciativa que promove o conhecimento histórico e cultural por meio de vivências ricas em territórios quilombolas, indígenas e agora também internacionais.
Patrocinado pela Lwart Soluções Ambientais e Zilor Energia e Alimentos, com apoio das prefeituras e do Ministério da Cultura, o projeto segue inspirando jovens e fortalecendo a educação.
Parabéns aos alunos, às famílias, às equipes escolares e a todos que acreditam no poder transformador da educação!
▪️Prefeitura de Areiópolis
▪️Prefeitura de Lençóis Paulista