08/03/2021
No Dia da Mulher gostaríamos de trazer a seguinte reflexão: por que ainda existem tão poucas mulheres na TI? Na história da tecnologia, vemos que as mulheres foram autoras de grandes feitos nessa área...
O primeiro algoritmo da história, por exemplo, foi criado pela Condessa de Lovelace, Augusta Ada King. Antes mesmo que houvesse computadores para calcular tais dados, Lovelace foi capaz de escrever tal sequência de cálculos. Anos após seu falecimento, seu algoritmo foi verificado e comprovado.
Outra mulher que marcou a história da tecnologia foi a irmã Mary Kenneth Keller. Suas contribuições foram essenciais para criação da linguagem de programação Basic.
O filme Estrelas Além do Tempo (título original, Hidden Figures), conta a história de Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson. As três funcionárias negras da NASA foram peça chave no projeto de lançamento do astronauta John Glenn para o espaço, no auge da corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética.
Mesmo com tantas mulheres incríveis na história, ainda existem pessoas que acreditem que tecnologia não é para mulheres. Existe muito a ser feito, feito pelas mulheres na TI e no mercado de trabalho em geral. Mas o principal é mudarmos nossa concepção, sobre o que é uma profissão para homens ou mulheres. Mulheres podem – e devem – trabalhar e estudar tecnologia. O gênero de uma pessoa não define sua capacidade. Nesse quesito, somos todos iguais!
Dê o seu melhor e mostre que é capaz de fazer o seu trabalho! Feliz dia das Mulheres! 🌹