10/06/2024
Mais de 60% da população brasileira sofre com o excesso de peso, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS).
Esses números são preocupantes pois a obesidade é uma doença e um dos principais fatores de risco para impulsionar diabetes, hipertensão, aumento da doença cardiovascular, alguns tipos de câncer e até mesmo problemas ortopédicos e metabólicos. Encarar esse problema de saúde pública é fundamental para se promover mudanças.
Os benefícios de manter o peso ideal vão muito além do que se vê no espelho. "O emagrecimento traz a redução da pressão arterial causadora de doenças como o AVC e infarto, de gordura no fígado e, quando associado com exercícios físicos, traz a redução de crises de enxaqueca e o alívio de dores articulares. Além disso, a mudança alimentar pode ajudar na redução de crises alérgicas e na menor utilização de remédios para os diabéticos", complementa Rizzieri.
Considerada uma doença, a obesidade ainda impulsiona outros problemas como diabetes, hipertensão, problemas metabólicos e ortopédicos