10/12/2024
Movimento Pró-Vidas se reúne em Belo Horizonte para conhecer a proposta de ações da Nova 381 nos 100 primeiros dias após assinatura do Contrato de Concessão.
A convite do Diretor da ANTT Guilherme Sampaio, estivemos em Belo Horizonte ontem (09/12) para conhecer as propostas da Nova 381 (Concessionária da BR-381/Norte).
Participaram pela ANTT: o Diretor Felipe Queiroz, os assessores: Carlos Alvisi, Allan Milagres, Beto e Marcelo Alcides Chefe do Escritório Regional, pela Nova 381: o Diretor Presidente Marcelo Boaventura, Diretora Financeira Danielle Vida, Diretor de Engenharia Marco Túlio e o Gerente Operacional Diego Dutra, pelo MOVIMENTO PRÓ-VIDAS DA BR-381: Coordenador Clésio Gonçalves.
Segundo o Diretor Marcelo Boaventura é intenção da empresa fazer ações iniciais já para ir mudando a cara da rodovia nos aspectos de segurança e manutenção, melhorias de pavimento, na sinalização vertical e horizontal, limpeza de vegetação, limpeza de drenagem, melhorias nos trechos de maiores riscos de acidentes, entre outras ações.
Há dias atrás, reunimos com o Gerente Operacional Diego Dutra que nos solicitou que indicasse pontos mais críticos da rodovia, ele já havia contatado também a Policia Rodoviária Federal, ANTT e DNIT para colher sugestões, fizemos contato com o SEVOR, Anjos do Asfalto, com membros do MOVIMENTO e passamos para ele 20 pontos mais críticos de acidentes e mais, o trevo de Caeté, melhoria de sinalização no trecho duplicado entre Nova Era e Antônio Dias, e entre Governador Valadares e Belo Oriente devido ao grande número de óbitos devido a batidas frontais. Segundo Marcelo Boaventura, toda a equipe da Nova 381 está empenhada nestas ações dos 100 primeiros dias.
Visita dos Diretores da Nova 381 às cidades no entorno da BR
Em reunião que tivemos anteriormente com o Presidente Marcelo Boaventura, ele nos informou que os Diretores da Nova 381, após assinatura do contrato, estarão visitando as cidades do entorno da rodovia para se apresentarem as autoridades e lideranças da região, é intenção da empresa prestigiar o comércio local nas compras de materiais, contratações de serviços e de mão de obra, sendo que está previsto para começar a seleção de pessoas que irão atuar na operação da rodovia em abril do próximo ano e darão preferência para pessoas da região.
Nas conversas pude observar que a proposta dos 100 primeiros dias, vai dar uma boa melhorada na rodovia num espaço curto de tempo e que os diretores e o gerente operacional da Nova 381 são profissionais competentes e experientes em concessão de rodovias, o que nos tranquiliza e nos dá esperança de estar transformando a “rodovia da morte” em “rodovia da vida”, conforme estabelecido no contrato de concessão.
Observamos também, que os ajustes feitos pela equipe da ANTT no edital de concessão, liderada pelo Diretor Guilherme Sampaio, foram fundamentais para o êxito do leilão e vai permitir termos uma rodovia duplicada com o que existe de melhor e mais moderno em termos de concessão rodoviária.
Da esquerda para a direita: Carlos Alvisi - ANTT (camisa preta), Felipe Queiroz - ANTT, Marcelo Boaventura - Nova 381, , Diego Dutra - Nova 381, Danielle Vida - Nova 381, Marco Túlio - Nova 381, Marcelo Alcides - ANTT, Beto - ANTT, Clésio Gonçalves - Pró-Vidas.