13/10/2023
Cuidar do outro ou cuidar de si, qual será que cansa mais?
Ao entrevistar alguns cuidadores,na sua grande maioria mulheres, a resposta foi a primeira opção e por isso, a segunda que é cuidar de si, sempre ficaria para depois…
Não resta tempo, não tem energia e nem sobra dinheiro, afinal, muitas abriram mão 100% de suas carreiras para se dedicar a cuidar de alguém com demência, isso porque no nosso país, profissionais de asistencia não estão acessíveis para todo mundo.
A medida que me dedico exclusivamente, me esqueço, me encolho, me anulo!
O tempo passa, o quadro progride e eu vou ficando pelo caminho, apesar de reconhecer a necessidade da minha presença, também, me desejo de volta…
E por onde começar?É certo querer mudar algo?Será que vão me julgar?
São tantos questionamentos e uma única certeza :
Existe algo em mim ALÉM DE CUIDAR.
➡️Compartilha esse texto com alguém que é CUIDADOR FAMILIAR 👵🏼🧠👴🏻