24/10/2022
Nos meus atendimentos infantis, eu sempre trabalho com a importância da família na interação com a criança, na convivência com ela e nos exemplos que essa família está dando. Sabe por quê? O primeiro contato com mundo vem através desta exposição que a família fornece, o primeiro contato consigo também. Isso mesmo! A gente quando é criança enxerga a si mesmo e ao mundo conforme os valores e regras que nossa família nos apresenta, isso acontece naturalmente no período da infância. E quando a família exerce bem o seu papel, o resultado é uma criança que confia em si e tem coragem para vivenciar cada etapa nova em sua vida, sabendo que os adultos estarão ali para ajudá-la quando ela precisar.
Você já parou para pensar quais os valores e regras você aprendeu na sua infância que você levou para o seu momento atual de vida? Gosto muito desta pergunta, porque ela nos leva para anos e anos atrás… faz a gente viajar… em coisas boas ou em coisas ruins, não é mesmo?
É nesse momento que a gente percebe a importância da família e da educação que a gente recebe e como a gente carrega toda essa bagagem para outras fases da vida.
Na psicoterapia você consegue compreender melhor de que forma isso ocorre na sua vida e, porque algumas coisas ainda são tão fortes em você, além de encontrar novas formas de ver o mundo e a si mesmo. É um convite incrível, não é mesmo?
Beijos de Luz
Psicóloga Eduarda Silva
CRP 04/66077