05/05/2022
Esse lei coloca regras para o uso, coleta, armazenamento e compartilhamento de dados dos usuários por empresas com o objetivo de garantir segurança e privacidade no uso de informações pessoais garantindo o direito do usuários consultar quais dados as empresas possuem e até solicitar a retirada deles.
Um dos principais motivos de sua criação foi o aumento de casos de vazamento de dados nos últimos anos, motivando o governo e empresas a criar algum mecanismo de defesa para a invasão de privacidade. Outro fator motivante foi a perda financeira causada por ataques cibernéticos.
O principal ponto dessa lei é que nenhuma instituição ou empresa pode utilizar os dados de nenhum cidadão sem o seu consentimento explícito. E o tratamento dos dados deve ser feito levando em conta alguns quesitos, como finalidade e necessidade, que devem ser previamente acertados e informados ao cidadão.
Pensando na proteção dos usuários, essa lei foi de grande ajuda já que impôs direito as informações das pessoas, e você, acha que seus dados estão seguros ou ainda tem o que melhorar? Comenta aí para gente.