04/05/2022
Isso é interpretação simples da realidade através do tempo. Antes da tecnologia, o marketing era feito de boca em boca, a frente então, nem se fala: eram meses/ano de cavalo, barco e entre outro meio de locomoção da Idade Antiga. E ainda na Idade Antiga, o imperador romano Júlio Cesar, teve a ideia de lança o primeiro jornal da história, o “Acta Diurna”. E seu principal objetivo era “anunciar” conquista militares.
Porém o primeiro anúncio com fins lucrativo foi acontecer só em 1650 na Inglaterra com os jornais, onde mais tarde chegaria a televisão e os rádios. Logo as televisões foram tomadas por anúncios de diversos produtos, onde era caríssimo anunciar. Ou seja, só grandes empresas é que conseguiam anunciar nas televisões. Empresas pequenas e médias, tinham que ficar submetidas aos velhos modos da Idade Antiga, do boca a boca, placas em ruas e etc.; conceito hoje é conhecido como tráfego orgânico.
Com o advento da internet, ficou mais fácil de empresas pequenas e médias entrarem para concorrer com as gigantes. Isso se dá pelo fato do tráfego pago na internet ser mais barato que na televisão ou rádio. Fora que outras vantagens: como escolher o seu público-alvo, na hora certa do dia e no lugar em que todo mundo está: a internet. Enquanto a televisão e rádio distribuíam seus anúncios indiscriminadamente entre quaisquer pessoas (atingindo pessoas que não tem interesse no produto) e torrando o dinheiro sem necessidade, a internet te permite fazer uma estratégia (atingindo pessoas que tem interesse) e economizando o máximo de dinheiro possível. Logo na internet, você investe pouco e lucra mais. E para a internet é importante que você ganhe (um dos motivos de você escolher como seu anuncio deve rodar), assim você tendo mais dinheiro, é mais dinheiro para anunciar.