18/08/2021
Vejo pessoas criando ofertas e conteúdos excelentes, muitas vezes pagando alguém para criar uma imagem linda, acreditando que essa imagem bonita vai chamar mais atenção e gerar vendas.
Com certeza a imagem bonita ajuda, mas para isso as pessoas precisam ver.
Quando você simplesmente posta é chamado de distribuição orgânica.
Existe uma frase do Micha Menezes que sempre me recordo quando vejo isso, “quem gosta de orgânico é vegano”.
Na distribuição orgânica o algoritmo funciona baseado no engajamento que sua publicação gera, ou seja, quanto mais pessoas engajam com seu conteúdo, ele entende que o conteúdo é bom e assim distribui mais. Isso explica os vídeos que viralizam da noite para o dia. No entanto por mais que vejamos isso acontecer e sabemos que é possível, é algo extremamente difícil de ocorrer. Caso contrário todos nós teríamos os famosos 10k de seguidores não é mesmo?
Ninguém sabe exatamente qual a taxa de distribuição do algoritmo em situações normais, mas na maioria das vezes não chega a 10% dos seus seguidores o que você posta e distribui no orgânico.
Ou seja, você investe tempo no conteúdo, as vezes dinheiro para alguém fazer a arte e no fim, ela não chega no seu cliente.
Na distribuição paga o jogo muda, a taxa de alcance aumenta consideravelmente. Além do mais a inteligência das plataformas m***a públicos com o perfil dos seus clientes e distribui apenas para estas pessoas. Por isso hoje é a forma mais eficiente de anunciar um produto ou serviço. E o investimento é muito menor do que as pessoas pensam.
Mas sei que vai ter gente que vai dizer “Ah mais tem que pagar né!?”
Para essas pessoas eu faço uma pergunta: Você prefere ter a chance de vender para apenas 10% dos seus seguidores ou prefere que todos os seguidores e outras pessoas interessadas no seu produto vejam o que você tem a oferecer?
Você já ficou decepcionado quando postou algo no orgânico que acreditou ser uma ótima ideia ou produto e teve pouco resultado? Me conte aqui nos comentários.