16/07/2025
O maior erro que todo lojista comete — inclusive eu: achar que, porque algo já foi falado uma vez, a equipe vai lembrar e executar do jeito certo sempre.
A gente explica as regras de vitrine, as políticas de troca, como atender o cliente, como cadastrar produtos, fala sobre promoções… E acredita que está resolvido. Mas a realidade não é bem assim.
Na correria do dia a dia, as informações se perdem, são interpretadas de formas diferentes ou simplesmente são esquecidas. E aí, quando vamos checar — muitas vezes só depois que o problema já aconteceu — vemos que algo importante foi feito de forma errada ou completamente diferente do que deveria.
Quando dá para corrigir, tudo bem: corrige, refaz, assume o tempo e o retrabalho. Mas e quando não dá para corrigir? É aí que o prejuízo aparece: perde-se vendas, queima-se a imagem da loja e, às vezes, a confiança do cliente.
Por isso, repetir orientações, revisar processos, treinar de novo, documentar e reforçar não é exagero. É uma necessidade diária de quem quer ter consistência no resultado. Comunicação não é evento único: é hábito, rotina, acompanhamento constante.
E você? Costuma reforçar as orientações com sua equipe ou ainda acha que “falar uma vez” é suficiente?