18/08/2023
📆 Comecei a atuar como Gestor de Tráfego em Agosto de 2022. Portanto, esse mês está completando 1 ano que estou nessa profissão.
🖥 Conforme fui passando tempo com as ferramentas de tráfego e conversando com pessoas da área, percebi alguns problemas em comum e que antes pensava que somente eu passava por aquilo.
📊 Falando sobre a profissão de Gestor de Tráfego em si, eu aprendi coisas que considero extremamente importantes e que irão me guiar por toda a minha carreira. Algumas delas são:
- Tráfego Pago é MEIO DE CAMPO: não adianta eu ser o melhor Gestor de Tráfego do universo se o meu cliente não tem um site legal.
- Organização dá ROI (frase do ): criar um padrão de nomenclatura para as minhas campanhas foi, sem dúvidas, uma das grandes sacadas que tive. Tendo uma organização de nomenclatura, eu consigo "bater" o olho em uma campanha e saber exatamente o motivo de eu ter criado ela.
- Gestor de Tráfego NÃO É Social Media: meu papel é subir as campanhas e otimizá-las para garantir os melhores resultados possíveis. Eu até posso fazer um trabalho de design, de gerenciamento de perfil ou até mesmo um site do zero, mas isso deverá ser alinhado durante a negociação e, obviamente, fará com que o valor do meu trabalho aumente.
- Planilhas são O PODER: a minha primeira tarefa do dia é colocar numa planilha os resultados das campanhas do dia anterior de cada um dos meus clientes (eles tem acesso a essa planilha para consultarem sempre que quiserem).
- Tráfego Pago NÃO É garantia de RESULTADO RÁPIDO: antes de fechar um trabalho de Gestão de Tráfego com alguém, eu me sinto no dever de explicar para a pessoa que os anúncios online não garantem resultados logo de cara. Por isso, eu costumo fechar contratos de 3 meses inicialmente, pois esse é o tempo que considero suficiente para fazermos todos os te**es necessários e descobrir o que melhor funciona para a empresa dele(a).
🤝 Bom, é isso. Se você é Gestor de Tráfego e está começando, espero que esse texto possa contribuir muito com a sua jornada!