25/12/2024
Todo final de ano, essa pergunta ressoa como um convite à reflexão: o que você fez? Mas, ao invés de olharmos para ela com melancolia ou culpa, que tal ressignificá-la como um momento de reconhecimento e propósito?
O que você fez por você? Será que cuidou da sua saúde, dos seus sonhos, das suas relações? Será que olhou para dentro com compaixão, perdoou suas falhas e celebrou suas conquistas, por menores que fossem? O que você fez pelo seu crescimento pessoal?
E pelo mundo, o que você fez? Talvez você tenha estendido a mão a alguém, compartilhado um sorriso, ou simplesmente plantado pequenas sementes de bondade ao seu redor. Talvez tenha feito mudanças silenciosas, mas profundas, no jeito como trata as pessoas e o planeta.
O que você fez não precisa ser medido em grandiosidade ou números. O que importa é se você viveu com intenção, se buscou evoluir e espalhou amor, mesmo nos dias difíceis. A cada final de ciclo, somos lembrados de que o caminho não é sobre perfeição, mas sobre progresso e significado.
Então, ao encarar essa pergunta, responda com verdade e coragem. Reconheça seus passos, aprenda com os tropeços e renove o compromisso de ser melhor, por você e pelo mundo. Afinal, o espírito do Natal não está apenas na pergunta, mas na transformação que ela inspira.
E você, o que escolhe fazer daqui para frente?