12/07/2022
A Mariana é alegre, divertida, de sorriso solto e muita personalidade. Nos conhecemos quando ela estava grávida, fiz o ensaio gestante e registrei o parto do Matteo também.
Cerca de 20 dias após o parto combinamos o ensaio newborn do Matteo e quando cheguei na casa deles senti que algo não estava bem. Conversamos, falei para ela se arrumar com calma, tomar um banho demorado e relaxar. Eu não tinha pressa e podia f**ar com Matteo enquanto isso fazendo as fotos dele. Nós, mães, sabemos o quanto conseguir fazer essas coisas que parecem simples, como tomar um banho tranquilo, é importante (e raro) nos primeiros meses do bebê. Eu senti que ela precisava naquele momento de um tempo pra ela.
Fizemos o ensaio, conversamos, rimos, mas algo ainda parecia muito estranho e fora do lugar.
Ao pegar as fotografias para tratar, não conseguia fazer fluir. Tentei por diversos dias e nada saia dali. Talvez fosse eu, meu olhar. Mas não, eu sabia que não era isso. Olhava as fotos e não via a Mariana ali, não via a essência dela ali.
Resolvi falar com ela e convidar para refazermos o ensaio.
- Mari, tudo bem? Queria te chamar pra refazermos o ensaio com Matteo. Não sei o que aconteceu naquele dia, mas não consigo te ver nas fotos. Não vejo seu brilho. O que vc acha?
Ela topou na hora e me contou que aqueles dias haviam sido os piores da sua vida. Que mesmo estando feliz com a chegada do Matteo, ela se sentia perdida e terrivelmente triste. Mas que agora ela estava melhor.
Quando ela chegou para o ensaio parecia outra pessoa. Agora sim, era a Mariana que eu conhecia.
Tivemos uma tarde deliciosa, cheia de risadas e trocas maternas.
O maternal pode ser muito difícil, principalmente no início. Entender e processar todas as mudanças não é fácil e natural para todas as mulheres.
Aceitar as mudanças e se ver, apesar e além delas, pode ser um processo demorado, confuso, muitas vezes perturbador. Então, se você se sente assim, procure ajuda, converse com alguém, com outras mães. Peça ajuda, não tem nada de mais em estar cansada. Somos além de mães, seres humanos.
Me conta nos comentários como foram os primeiros meses de maternar para você.