Ariane Schirm Fotografia

Ariane Schirm Fotografia Câmera/Fotografia

Contato: [email protected]

Siga no instagram: Fotografar é olhar o mundo com os olhos da alma.

Fotografia Newborn; Evento Empresarial; Aniversário Infantil; Ensaios com adolescentes, adultos, casais, gestantes e bebês; Publicidade/Produtos, Trash The Dress.

24/11/2025

Depois de muitas tentativas, muitos erros, muita sujeira e frustração, eu cheguei à viragem que eu gosto! Eu já tinha testado água do mar, água de lentilha, água de ervilha, água de casca de cebola roxa, chá mate, chá verde... nada chegou muito perto do que eu queria. Até que fui para a casa da minha mãe e ela tem uma árvore de boldo no quintal. Pensei: Por que não?
Lá fui eu catar folhas de boldo e fazer o chá. Surpreendente, deu certo! Eu já estava achando que não conseguiria chegar à cor que eu gostaria e já estava aceitando o que a vida me dava nas viragens, que nunca era o que eu queria exatamente...
Então, para quem quer essa cor, f**a a dica: chá de boldo!

Enquanto o mundo pensa em IA eu vou cada vez mais na contramão, achando prazer, beleza, história e muita arte no analógi...
25/10/2025

Enquanto o mundo pensa em IA eu vou cada vez mais na contramão, achando prazer, beleza, história e muita arte no analógico, no toque, no "feito à mão". Talvez eu seja à moda antiga em algumas coisas. Ainda só leio livros em papel: gosto do cheiro, do toque e até do corte da folha.
Gosto de show ao vivo, de cinema antigo, de fotografia impressa. Tenho vários álbuns desde sempre, guardo fotografias de pessoas que nunca vi pessoalmente mas que fazem parte da minha história, tenho vários negativos fotográficos e diários escritos à mão. Escrevo até hoje, cartas, diários, bilhetes em letras cursivas que seguem o fluxo natural de cada época.
Agora, estou apaixonada pelos processos de impressão históricos e em especial pela Cianotipia e as infinitas possibilidades de viragens, montagens, colagens. Escrever a fotografia novamente.
Continuo com a certeza que a fotografia é um presente para o futuro e que a arte é o que salva a gente dos nossos monstros.

Impressão solar no filtro de café usado

Faz um tempo, eu vinha me sentido cada vez mais perdida e tentando me encontrar eu tenho encontrado outras formas: de fa...
26/09/2025

Faz um tempo, eu vinha me sentido cada vez mais perdida e tentando me encontrar eu tenho encontrado outras formas: de falar, de escrever, de me expressar, de ser, de transbordar. Acho que é isso, eu precisava transbordar para achar um lugar.
Em um mundo tão comercial eu me sentia cada vez menos vendável. Com todos padronizando, cada vez mais eu me via fora dos padrões. Mas não de um jeito ruim, pelo contrário. Sempre fui boa em me encaixar onde eu não fazia nenhum sentido, mas não dessa vez. Não fazer o que todo mundo estava fazendo me deixou à parte. Deslocada. Desvendável.
Foi aí que no final de 2024 eu decidi que ia mudar os rumos. Ia testar tudo que antes eu achava que não fazia sentido. Foi assim, deixando me perder de propósito que comecei novamente a ver um caminho. Diferente. Gostoso. Inesperado. Difícil, ainda que por escolha, difícil.
Foi em um desses caminhos que eu comecei cada vez mais a me ver como artista e não só como alguém que fotografa para vender. Encontrei outras formas de contar as histórias que eu queria que o mundo visse.
Entre as formas de narrar eu encontrei a minha. Acho que vou seguir encontrando muitas. Descobri que sou caótica e diversa, como a arte que eu gosto de fazer. Até porque, eu nunca fui uma só.

14/09/2025
"O mundo f**a mais bonito quando visto pelos olhos de uma criança"
12/10/2024

"O mundo f**a mais bonito quando visto pelos olhos de uma criança"

"Mãe, cadê você nas fotos"Aposto que você já ouviu essa pergunta do seu filho.Já perdi as contas de quantas vezes ouvi d...
24/04/2023

"Mãe, cadê você nas fotos"
Aposto que você já ouviu essa pergunta do seu filho.
Já perdi as contas de quantas vezes ouvi das mães que fotografo que elas não tinham fotografias boas com os filhos, todas eram selfies ou não tinham qualidade, saiam tremidas ou sem foco.
Ver a reação dessas mesmas mães recebendo as imagens dos ensaios é tão delicioso.
As mães geralmente são quem fazem as fotografias da família no dia a dia, mas elas também merecem ser registradas. Merecem ter fotografias lindas para espalhar em porta retratos pela casa, em álbuns de família. Merecem ser mostradas com beleza e graça, como são de verdade.
Agora eu te pergunto, você vai continuar sendo a mãe que não aparece nas fotografias (mesmo estando em todos os momentos) ou vai me chamar pra gente fazer vários registros lindos e você aparecer na história da sua família também?

Retrato: reprodução da imagem de uma pessoaUm retrato tem que mostrar não só uma pessoa posada, ele precisa contar a his...
01/10/2022

Retrato: reprodução da imagem de uma pessoa
Um retrato tem que mostrar não só uma pessoa posada, ele precisa contar a história dessa pessoa, reproduzir a personalidade

Meu maior desafio na vida é, com certeza, ser a mãe do Guto. É meu trabalho mais árduo e também o mais gratif**ante. O m...
28/09/2022

Meu maior desafio na vida é, com certeza, ser a mãe do Guto. É meu trabalho mais árduo e também o mais gratif**ante. O mais desafiador também.
Todo dia me questiono se estou dando o meu melhor e tento criar boas memórias para ele. Criar um ambiente seguro de lembranças afetuosas. Todo dia (ou quase todos) fazemos fotos que contem sua história, nossa história.
Ele gosta de f**ar invisível às vezes, para fazer suas traquinagens e nós damos muitas gargalhadas disso.

A Mariana é alegre, divertida, de sorriso solto e muita personalidade. Nos conhecemos quando ela estava grávida, fiz o e...
12/07/2022

A Mariana é alegre, divertida, de sorriso solto e muita personalidade. Nos conhecemos quando ela estava grávida, fiz o ensaio gestante e registrei o parto do Matteo também.
Cerca de 20 dias após o parto combinamos o ensaio newborn do Matteo e quando cheguei na casa deles senti que algo não estava bem. Conversamos, falei para ela se arrumar com calma, tomar um banho demorado e relaxar. Eu não tinha pressa e podia f**ar com Matteo enquanto isso fazendo as fotos dele. Nós, mães, sabemos o quanto conseguir fazer essas coisas que parecem simples, como tomar um banho tranquilo, é importante (e raro) nos primeiros meses do bebê. Eu senti que ela precisava naquele momento de um tempo pra ela.
Fizemos o ensaio, conversamos, rimos, mas algo ainda parecia muito estranho e fora do lugar.
Ao pegar as fotografias para tratar, não conseguia fazer fluir. Tentei por diversos dias e nada saia dali. Talvez fosse eu, meu olhar. Mas não, eu sabia que não era isso. Olhava as fotos e não via a Mariana ali, não via a essência dela ali.
Resolvi falar com ela e convidar para refazermos o ensaio.
- Mari, tudo bem? Queria te chamar pra refazermos o ensaio com Matteo. Não sei o que aconteceu naquele dia, mas não consigo te ver nas fotos. Não vejo seu brilho. O que vc acha?
Ela topou na hora e me contou que aqueles dias haviam sido os piores da sua vida. Que mesmo estando feliz com a chegada do Matteo, ela se sentia perdida e terrivelmente triste. Mas que agora ela estava melhor.
Quando ela chegou para o ensaio parecia outra pessoa. Agora sim, era a Mariana que eu conhecia.
Tivemos uma tarde deliciosa, cheia de risadas e trocas maternas.
O maternal pode ser muito difícil, principalmente no início. Entender e processar todas as mudanças não é fácil e natural para todas as mulheres.
Aceitar as mudanças e se ver, apesar e além delas, pode ser um processo demorado, confuso, muitas vezes perturbador. Então, se você se sente assim, procure ajuda, converse com alguém, com outras mães. Peça ajuda, não tem nada de mais em estar cansada. Somos além de mães, seres humanos.
Me conta nos comentários como foram os primeiros meses de maternar para você.

-Oi, Ariane. Tudo bem? Aqui é do Hospital Maternidade, você pode fotografar um parto hoje? Mas tem que vir rápido, o beb...
07/07/2022

-Oi, Ariane. Tudo bem? Aqui é do Hospital Maternidade, você pode fotografar um parto hoje? Mas tem que vir rápido, o bebê já está perto.
Era um domingo frio e lindo de sol, naquele dia eu tinha me programado pra tratar e entregar alguns trabalhos. Mas recebi essa ligação e todos os meus planos mudaram.
Foi assim que conheci a Tainá. Nós não havíamos nos falado antes. Ela nunca tinha nem ouvido falar de mim. Mas confiou para que fizesse as fotos de um dos momentos mais importantes da vida dela. E esse parto foi lindo! Eu vou contar mais dele aos pouquinhos, durante a semana pra vocês 😉

"Corre que o bebê já está chegando" Foi assim que em 15 minutos eu estava no hospital naquele domingo de sol.A Tainá che...
07/07/2022

"Corre que o bebê já está chegando"
Foi assim que em 15 minutos eu estava no hospital naquele domingo de sol.
A Tainá chegou no hospital com 8 de dilatação junto comigo, a evolução dela estava rápida. Nos conhecemos no caminho para a sala de parto.
Todos já na expectativa de que seria um parto rápido. Era o segundo filho dela, o primeiro de parto natural.
Os minutos foram virando horas e o cansaço e a dor fizeram por várias vezes a Tainá duvidar que conseguiria chegar até o fim, mas ela aguentou, forte, resiliente, confiante na equipe que a assistia. Após 12 horas de um trabalho de parto lindo e forte, nasceu o Francisco, o irmão mais novo da Flora e o menino do papai Edson. Nos olhos da Tainá a exaustão e a dor foram substituídos por alegria e amor. Naquele dia, ela se viu renascer como mãe, descobrindo uma força que ela nem sabia que possuía.

Por que ter uma doula?Pra começar a responder essa pergunta primeiro precisa f**ar claro que doula não é parteira. O sig...
07/07/2022

Por que ter uma doula?
Pra começar a responder essa pergunta primeiro precisa f**ar claro que doula não é parteira. O signif**ado da palavra doula vem do grego e signif**a "mulher que serve".
A doula é uma ponte entre a equipe médica e a parturiente/casal, ela ajuda a entender os termos médicos e a encontrar posições e formas de amenizar a dor e o desconforto durante o parto. Ela está ali para oferecer conforto e suporte físico e emocional.
Mas o trabalho da doula vem de antes do parto e vai até o pós parto.
Antes do parto ela ajuda a gestante/casal a se preparar física e psicologicamente para o momento do nascimento e auxilia de diversas formas na elaboração do plano de parto.
Já no pós parto ela ajuda na adaptação da família ao bebê, auxiliando com técnicas de amamentação e também nos cuidados com o bebê.
A doula não substitui o acompanhante da parturiente e é garantido por lei que ambos participem do parto.
Diversos estudos comprovam os benefícios de ter uma doula, entre eles:
- diminui em 50% a incidência de cesárea
- diminui em 20% a duração do parto
- diminui em 60% os pedidos de anestesia
- diminui em 40% o uso de oxitocina
- diminui em 40% o uso de fórceps
A doula torna a experiência do parto mais positiva ao fazer com que a mulher seja amparada e cuidada o tempo todo durante o trabalho de parto.
Eu tive o prazer de trabalhar com algumas doulas magníf**as como as do que estavam no parto da Tainá e que também já estiveram em outros partos que fotografei.

Endereço

Rio De Janeiro, RJ
20550070

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Ariane Schirm Fotografia posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Ariane Schirm Fotografia:

Compartilhar