10/06/2026
Quando você começa a dizer “não”, algumas pessoas vão dizer que você mudou.
Vão te chamar de chata.
De egoísta.
De ingrata.
Vão dizer que você não era assim.
E talvez estejam certas.
Porque a versão de você que aceitava tudo, se calava para evitar conflitos e colocava as necessidades dos outros acima das próprias, realmente está ficando para trás.
O que ninguém te conta é que posicionamento tem preço.
Você perde aprovação.
Perde validação.
Perde algumas pessoas.
Mas, em troca, você ganha paz.
Ganha respeito.
Ganha clareza sobre quem realmente caminha ao seu lado.
Depois que comecei a colocar o “não” em prática, percebi quantas portas estavam trancadas pelo medo de desagradar os outros.
Nem toda perda é prejuízo.
Algumas são libertação.
Você também está aprendendo a estabelecer limites? Comenta: “EU ME PRIORIZO” 🤍