06/04/2021
Ninguém tem mais paciência com o racismo!
Em meio à maior audiência da televisão brasileira, um homem negro exige respeito com relação ao tratamento de uma pessoa branca. Uma "brincadeira" sobre o seu cabelo causaria indignação e revolta pela forma como João foi tratado por Rodolfo. O ano é 2021 e muita gente ainda insiste em passar pano, relativizar ou desmerecer o apelo aflito.
O racismo é uma forma de opressão que pode se manifestar de diversas maneiras. De ofensas e injúrias até a ocorrência de agressões e assassinatos, a população negra sofre com as consequências de discriminações motivadas pela cor da pele, suas origens étnicas, características culturais e religiosas.
Forçados a viver aprisionados, em guetos ou bairros apartados, pessoas negras carregam a herança trágica da escravidão e do açoite. Hoje, depois de séculos de torturas, alguns insistem em não reconhecer essas manifestações e classificam como "mimimi" ou dizem não ter intenção ao serem racistas. Não podemos criar uma realidade paralela, uma Vila do Chaves onde os preconceitos são velados.
É hora de dizer um basta às desculpas esfarrapadas. Não foi "sem querer, querendo"! Todos devemos estar atentos, dispostos a aprender e corrigir ações que reproduzem preconceitos. Toda solidariedade ao João e a todos que se sentem diariamente ofendidos por expressões do racismo na sociedade.