09/07/2024
Ao mundo veio semente
No bico do passarinho sobrevoou e avistou o horizonte
Lançada ao solo se perdeu de si mesma.
Se achava laranja, se sentia laranja.
Se via fruto, seria fruto.
Não se queria semente.
Dormente nos tempos de escuridão, frio e umidade se viu sozinha, perdida.
Por um longo tempo seguiu adormecida.
Triste e encolhida no solo.
Não sabia mais quem era.
Num dia um pouco mais quente esforçou-se pra abrir a terra e ver o que tinha lá fora.
Abriu seus olhos e viu o clarão do sol.
Pensou ser sol.
“Eu sou o sol”.
Cresceu: volumosa, faceira, saltitante.
Crendo ser sol e por nenhum instante tendo parado pra se olhar.
Um belo dia olhou a grama e viu a sombra de uma árvore.
Se mexeu pra lá.
Se virou pra cá.
Quase não acreditou: era ela.
Ela mesma.
“Não sou o sol, sou uma árvore.”
Chorou.
Não aceitou sua sina.
Seus galhos quebraram, suas folhas caíram, seus frutos murcharam.
Eis que um lindo passarinho pousou em sua copa seca e lhe perguntou: “o que houve?”.
“Acreditei ser o sol, mas sou apenas uma árvore.”
“Você não é apenas uma árvore. Você é uma laranjeira.”
“Tá e daí.”
“As pessoas usam sua sombra para se refrescarem nos dias de sol, tomam chá de suas folhas para se curarem de resfriados e comem seus frutos para obter Vitamina C quando não tem acesso diário ao sol.”
“Ainda não entendi.”
“Laranjeira você não é o sol, mas é como se fosse ele aqui na Terra. Todos te querem e todos precisam de você.”
Encolheu os galhos por alguns minutos pensante e se deu conta de que era sim o Sol na Terra.
Cresceu brilhante e encheu seus galhos de frutos laranjas, suculentos, doces e brilhantes.
Sempre que estiver comendo uma laranja lembre-se que você está comendo um pouquinho do Sol.
SEJA COMO A LARANJEIRA: siga seu caminho e saiba que ele também é importante e faz a diferença no mundo.