07/03/2022
Estradas sentem o reflexo do trânsito diário de veículos pesados
Sem controle e sem fiscalização. Desde o rompimento da barragem da Vale, ocorrido em janeiro de 2019, que matou 272 pessoas e deixou um rastro de destruição no município, Brumadinho ainda sente diariamente os reflexos da tragédia. O processo de reparação e a injeção de milhões de reais na economia do município, alavancou um crescimento de diversos setores, principalmente o da construção civil. São várias obras de infraestrutura pública, como medida de reparação, quanto na iniciativa privada.
E com isso, o fluxo de veículos de grande porte nas estradas do município aumentou muito. O reflexo não poderia ser outro. Buracos, afundamento de pista e rachaduras no asfalto viraram rotina para quem transita todos os dias pelas vias.
Segundo os motoristas, a situação piorou nos últimos meses com o período chuvoso. São quilômetros de vias com estrutura asfáltica de péssima qualidade. Além disso, a maior parte das estradas possui trechos com curvas sinuosas, pistas estreitas, sem um sistema de drenagem adequado em diversas comunidades do município.
Moradores dessas localidades culpam a destruição das vias pelo aumento da circulação de caminhões pesados e com excesso de cargas bem acima do permitido. A operação tapa-buracos até acontece em alguns momentos, mas cidadãos reclamam que o serviço é mal feito, e que muitas vezes o remendo vira lombadas na pista, criando um outro problema.