Jornal Revelação

Jornal Revelação A Imparcialidade é a Nossa Identidade

MISAU REFORÇA CHIMOIO COM TAC E OXIGÉNIO MEDICINALO MISAU alocou novos equipamentos de diagnóstico e suporte clínico ao ...
01/05/2026

MISAU REFORÇA CHIMOIO COM TAC E OXIGÉNIO MEDICINAL

O MISAU alocou novos equipamentos de diagnóstico e suporte clínico ao Hospital Provincial de Chimoio, na província de Manica, com destaque para um sistema de Tomografia Axial Computorizada (TAC) e um sistema de produção de oxigénio medicinal.

As intervenções incluem igualmente a entrada em funcionamento da radiologia digital, reforçando a capacidade de resposta e a qualidade dos serviços de saúde naquela unidade sanitária.

A entrega foi feita pelo Ministro da Saúde, Ussene Isse, que destacou que a iniciativa faz parte dos esforços do Governo para modernizar o sistema nacional de saúde e aproximar os serviços às populações.

Com o novo TAC, o hospital passa a realizar diagnósticos mais rápidos e precisos localmente, reduzindo transferências para o Hospital Central da Beira.

O sistema de oxigénio garante maior autonomia à província e reforça a resposta em situações críticas.

Segundo o Ministro, a medida responde às orientações do Presidente da República, Daniel Chapo, para garantir cuidados de saúde mais humanizados, de qualidade e próximos das comunidades.

A agenda de trabalho continua no distrito de Machaze, onde decorrem campanhas de cirurgias diversas para ampliar o acesso a cuidados especializados nas zonas recônditas.



JORNAL REVELAÇÃO AGRADECE DE CORAÇÃO POR ALCANÇAR 1000 SEGUIDORES 💙Mil seguidores, mil vozes, um só propósito. Cada curt...
01/05/2026

JORNAL REVELAÇÃO AGRADECE DE CORAÇÃO POR ALCANÇAR 1000 SEGUIDORES 💙

Mil seguidores, mil vozes, um só propósito. Cada curtida, partilha e comentário fortalece esta comunidade que acredita na verdade, na união e na informação com alma. Obrigado por fazer parte da nossa história.
Juntos, revelamos mais do que notícias, revelamos compromisso.

IMPARCIALIDADE É A NOSSA IDENTIDADE

EX-PRESIDENTE DA ZÂMBIA CONTINUA SEM ENTERRO QUASE UM ANO APÓS A MORTEQuase um ano depois da sua morte, o ex-Presidente ...
29/04/2026

EX-PRESIDENTE DA ZÂMBIA CONTINUA SEM ENTERRO QUASE UM ANO APÓS A MORTE

Quase um ano depois da sua morte, o ex-Presidente da Zâmbia, Edgar Lungu, continua sem sepultura, num dos episódios mais polémicos e constrangedores da história política recente do país.

Edgar Lungu faleceu a 5 de junho de 2025, na África do Sul, onde recebia tratamento médico. No entanto, até ao momento, o seu corpo permanece sem enterro oficial, devido a uma intensa disputa entre a família e o Governo zambiano sobre o local, o tipo de cerimónia e a gestão dos restos mortais.

A família do antigo estadista defende um enterro privado, alegando que essa teria sido a vontade expressa de Lungu em vida. Do outro lado, o Governo insiste na realização de um funeral de Estado, com a repatriação do corpo para território nacional, argumentando que Lungu foi Chefe de Estado e deve ser homenageado como tal.

A divergência rapidamente ultrapassou o plano familiar e transformou-se num conflito político e jurídico, com decisões judiciais contraditórias, acusações públicas e trocas de responsabilização que mantêm o corpo retido há meses, numa situação considerada por muitos como desumana e vergonhosa.

Analistas políticos e líderes religiosos alertam que o impasse está a manchar a imagem internacional da Zâmbia e a ferir valores culturais africanos profundamente enraizados, que defendem o respeito pelos mortos e a dignidade no luto.

Enquanto o braço-de-ferro continua, cresce a indignação popular e a pressão para uma solução urgente. Para muitos cidadãos, independentemente das divergências políticas, Edgar Lungu deve, finalmente, ter um descanso digno.

Até lá, a Zâmbia permanece refém de um conflito que mantém um ex-Presidente sem paz e um país dividido até depois da morte.

NIPEPE CANSA DE ESPERAR E REPARA A ESTRADA COM AS PRÓPRIAS MÃOSDepois de longos períodos de espera e sucessivas promessa...
25/04/2026

NIPEPE CANSA DE ESPERAR E REPARA A ESTRADA COM AS PRÓPRIAS MÃOS

Depois de longos períodos de espera e sucessivas promessas sem resultados visíveis, residentes do distrito de Nipepe, na província do Niassa, optaram por não esperar mais. A comunidade mobilizou-se e iniciou trabalhos de melhoramento da estrada regional ER725.

A intervenção decorreu no povoado de Capoca, no Posto Administrativo de Nipepe-Sede, onde foram tapadas crateras ao longo de 274,6 metros do troço Nipepe-Sede – Cheia-Cheia, ao nível do quilómetro 4. A ação foi realizada em articulação com o Serviço Distrital de Planeamento e Infraestruturas (SDPI).

Embora técnicos do SDPI, liderados pelo diretor distrital Gervásio Raitone, tenham acompanhado os trabalhos, o esforço principal partiu da própria população, que colocou mãos à obra para devolver alguma transitabilidade à via.

A iniciativa reflete o grau de insatisfação dos moradores face à degradação da estrada, mas também evidencia o espírito de solidariedade e organização comunitária, numa clara mensagem de que, perante a demora das soluções, a população de Nipepe escolhe agir.


24/04/2026

BOATO DE FEITIÇARIA CONTINUA A GERAR VIOLÊNCIA EM CABO DELGADO

23/04/2026

FRELIMO QUER ALBANO CARIGE FORA DO MUNICÍPIO DA BEIRA

SERNIC PROCURA DESMANTELAR REDES CRIMINOSAS NA BOO Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) reforça o combate ...
22/04/2026

SERNIC PROCURA DESMANTELAR REDES CRIMINOSAS NA BO

O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) reforça o combate ao crime organizado e tecnológico com uma operação de fiscalização realizada às 08h00 desta quarta-feira no Estabelecimento Penitenciário Especial de Máxima Segurança da Machava.

A acção contempla um briefing operacional com as autoridades penitenciárias e buscas minuciosas nas celas, visando a recolha de telemóveis e outros dispositivos electrónicos introduzidos ilegalmente no interior da unidade.

A intervenção insere-se numa estratégia contínua para travar crimes de burla informática, extorsão e outros ilícitos praticados a partir de estabelecimentos penitenciários com recurso a meios tecnológicos clandestinos.

Segundo fontes ligadas à operação, o objectivo é reforçar o controlo interno, desmantelar redes criminosas activas e restabelecer a legalidade no sistema prisional, protegendo cidadãos e instituições contra crimes digitais e transnacionais.




MOÇAMBIQUE ENTRA NUMA NOVA ERA DA SAÚDE DIGITALMoçambique deu um passo histórico rumo à modernização do sistema de saúde...
19/04/2026

MOÇAMBIQUE ENTRA NUMA NOVA ERA DA SAÚDE DIGITAL

Moçambique deu um passo histórico rumo à modernização do sistema de saúde com a realização da Primeira Conferência de Saúde Digital, que teve lugar na cidade de Maputo. O evento marca o início de uma transformação estrutural baseada na inovação, inclusão e eficiência dos serviços de saúde.

No encerramento, o Ministro da Saúde, Ussene Isse, afirmou que a saúde digital já não é uma opção, mas uma necessidade estratégica. Segundo o governante, a tecnologia deve servir as pessoas, ser guiada por valores humanos e garantir que ninguém fique para trás.

A conferência destacou o papel dos dados na prevenção de doenças, melhoria dos diagnósticos e expansão do acesso aos cuidados de saúde, sem perder de vista desafios como a protecção de dados, segurança da informação, equidade no acesso, capacitação dos profissionais e sustentabilidade das soluções digitais.

Moçambique já regista avanços importantes, com a Telessaúde, o sistema DHIS2 e a digitalização do Hospital Geral de Mavalane. Nos próximos dias, arranca um projecto-piloto de registo médico electrónico, que prevê a substituição gradual do papel por sistemas digitais nas unidades sanitárias.

O evento deu ainda espaço à juventude, através do Hackathon de Saúde Digital, que apresentou soluções inovadoras para os desafios do sector, mostrando que o país tem talento e criatividade para salvar vidas.

Para os próximos três anos, o sector da saúde conta com cerca de 120 milhões de dólares mobilizados, com apoio do Banco Mundial e do Governo dos Estados Unidos da América.

Antes de terminar, o ministro foi firme: tecnologia sem humanismo não salva vidas. Reiterou a política de tolerância zero ao mau atendimento nas unidades sanitárias, lembrando que o respeito e a dignidade do cidadão são inegociáveis.

O desafio agora é transformar compromissos em acções concretas e garantir que a saúde digital se traduza em mais qualidade, mais acesso e mais vidas salvas.

MOPEIA HÁ DOIS ANOS SEM MORGUEO distrito de Mopeia, província da Zambézia, está há cerca de dois anos, sem uma morgue fu...
19/04/2026

MOPEIA HÁ DOIS ANOS SEM MORGUE

O distrito de Mopeia, província da Zambézia, está há cerca de dois anos, sem uma morgue funcional, uma situação que continua a preocupar a população local.

Sem um sistema adequado de conservação de corpos, muitas famílias são obrigadas a recorrer a alternativas improvisadas ou a transportar os corpos para distritos vizinhos, enfrentando custos elevados, dificuldades logísticas e maior sofrimento num momento de dor.

A falta desta infra-estrutura compromete a dignidade no tratamento pós-morte e levanta preocupações de saúde pública, sobretudo em casos registados nas unidades sanitárias do distrito.

Recentemente, o Director Provincial de Saúde na Zambézia, Blayton Caetano, visitou Mopeia e reafirmou o compromisso de reabilitar o sistema de frio da morgue, vandalizado há vários anos. A reabilitação do sistema é vista como essencial para devolver o funcionamento da morgue e responder a uma necessidade antiga da população.

Os residentes aguardam que a promessa seja concretizada o mais breve possível, defendendo que a reposição da morgue é uma questão de dignidade humana, saúde pública e respeito pelas famílias enlutadas.




Caetano

PLANETA TERRA PODE DEIXAR DE SER HABITÁVEL NO FUTURO DISTANTEUm estudo científico publicado em 2021 na revista Nature Ge...
18/04/2026

PLANETA TERRA PODE DEIXAR DE SER HABITÁVEL NO FUTURO DISTANTE

Um estudo científico publicado em 2021 na revista Nature Geoscience aponta que a Terra poderá deixar de ser globalmente habitável devido à redução gradual do oxigênio na atmosfera.

De acordo com os autores, Kazumi Ozaki e Christopher T. Reinhard, esse processo de desoxigenação está ligado ao aumento progressivo da energia emitida pelo Sol ao longo de sua evolução natural.

As projeções indicam que níveis de oxigênio superiores a 1% dos valores atuais devem se manter por cerca de 1,08 bilhão de anos. Estudos anteriores estimavam que a Terra permaneceria habitável por quase 2 bilhões de anos, o que mostra uma redução significativa nesse prazo.

Segundo os pesquisadores, o aumento da energia solar afetará os ciclos geoquímicos do planeta, comprometendo a capacidade da Terra de sustentar formas complexas de vida. O estudo sugere ainda que a perda de oxigênio pode ocorrer antes da fase conhecida como “efeito estufa úmido”, marcada por temperaturas extremamente elevadas.

Os cientistas destacam que essas projeções dizem respeito à habitabilidade global da Terra, considerando todas as formas de vida e não apenas a sobrevivência da humanidade.

Trata-se de um cenário de longo prazo, baseado em modelos científicos sobre a evolução do planeta e do Sol.

FONTE: CNNBrazil
FOTOGRAFIA: NASA



Endereço

Quelimane

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Jornal Revelação publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar