01/05/2026
MISAU REFORÇA CHIMOIO COM TAC E OXIGÉNIO MEDICINAL
O MISAU alocou novos equipamentos de diagnóstico e suporte clínico ao Hospital Provincial de Chimoio, na província de Manica, com destaque para um sistema de Tomografia Axial Computorizada (TAC) e um sistema de produção de oxigénio medicinal.
As intervenções incluem igualmente a entrada em funcionamento da radiologia digital, reforçando a capacidade de resposta e a qualidade dos serviços de saúde naquela unidade sanitária.
A entrega foi feita pelo Ministro da Saúde, Ussene Isse, que destacou que a iniciativa faz parte dos esforços do Governo para modernizar o sistema nacional de saúde e aproximar os serviços às populações.
Com o novo TAC, o hospital passa a realizar diagnósticos mais rápidos e precisos localmente, reduzindo transferências para o Hospital Central da Beira.
O sistema de oxigénio garante maior autonomia à província e reforça a resposta em situações críticas.
Segundo o Ministro, a medida responde às orientações do Presidente da República, Daniel Chapo, para garantir cuidados de saúde mais humanizados, de qualidade e próximos das comunidades.
A agenda de trabalho continua no distrito de Machaze, onde decorrem campanhas de cirurgias diversas para ampliar o acesso a cuidados especializados nas zonas recônditas.